O governo do Paraná confirmou neste sábado (8) a sexta morte causada pelo tornado que devastou cidades do estado. Segundo a Defesa Civil, cinco vítimas são do município de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava.
No total, 437 pessoas ficaram feridas, sendo nove em estado grave, e cerca de 10 mil moradores foram afetados pelo fenômeno climático extremo. 🌪️
A cidade de Rio Bonito do Iguaçu foi a mais atingida: casas foram destelhadas, imóveis destruídos, e postes de energia derrubados. Um hospital de campanha foi instalado para atender os feridos.
As vítimas confirmadas no município são três homens (49, 57 e 83 anos), uma mulher de 47 e uma adolescente de 14 anos. Já em Guarapuava, a vítima é um homem de 53 anos.
O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, informou à rádio CBN que mais de 60 feridos foram transferidos para hospitais da região, principalmente em Laranjeiras do Sul.
“A estrutura hospitalar está sendo reforçada, e equipes médicas de várias cidades estão se mobilizando para atender as vítimas”, afirmou Beto Preto.
O secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, afirmou que o governo estadual avalia decretar estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, onde 90% da cidade foi devastada e pelo menos 4 mil pessoas ficaram desalojadas.
Durante a madrugada, o governo federal anunciou o envio de ajuda humanitária, com equipes de resgate, alimentos, água potável e materiais de reconstrução.
Segundo o meteorologista César Soares, da Climatempo, os ventos devem perder intensidade ao longo do sábado, mas rajadas acima de 70 km/h ainda podem ocorrer em algumas regiões.
As tempestades severas foram provocadas pela formação de um ciclone extratropical, que gerou rajadas entre 150 km/h e 170 km/h, conforme dados de radar.
Apesar do enfraquecimento do sistema, ainda há chuvas pontuais previstas no Paraná, Santa Catarina e no leste do Rio Grande do Sul, mas o cenário mais crítico já passou, segundo o especialista.