19/06/2024 às 10h18min - Atualizada em 19/06/2024 às 10h18min

​Lula: Economia, Emprego e Salário Continuarão Crescendo

Em entrevista à rádio CBN, presidente destaca crescimento econômico e compromisso fiscal, sem desamparar a população mais humilde

Da Redação
Presidente Lula: "Meu compromisso é garantir que o país cresça de maneira serena, madura e consistente." Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à rádio CBN nesta terça-feira, 18 de junho, destacou o progresso da economia brasileira, o compromisso com o controle fiscal e os investimentos do Governo Federal para melhorar a infraestrutura do país e a vida da população. Lula enfatizou que a economia, o emprego e o salário continuarão crescendo.

Lula relembrou um ensinamento de sua mãe: "Você não pode gastar o que você não tem, só pode gastar o que ganha". Com base nisso, ele afirmou que o governo está realizando um estudo sério sobre o orçamento para garantir gastos corretos e sustentáveis. Ele garantiu que está disposto a discutir o orçamento com parlamentares e empresários, e a cortar gastos, se necessário, mas sem prejudicar a população mais humilde.

O presidente mencionou o crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, acima das expectativas do mercado, e o lançamento do Novo PAC, que prevê R$ 1,7 trilhão de investimento em infraestrutura. Ele demonstrou confiança de que a economia brasileira continuará em expansão, com emprego e salários em alta e inflação controlada.

Lula criticou a alta taxa de juros, argumentando que ela é desnecessária e prejudica os investimentos no setor produtivo. Ele afirmou que a inflação está controlada e que é preciso reduzir a taxa de juros para níveis compatíveis.

O presidente também abordou a gestão do governo, destacando que encontrou o país em uma situação pior do que em 2003, mas está empenhado em reconstruir as políticas públicas e melhorar a administração. Ele ressaltou seu compromisso em recuperar o salário mínimo e melhorar a qualidade de vida da população.

"Eu estou disposto a discutir o orçamento com a maior seriedade com Câmara, Senado, imprensa, empresários, banqueiros, mas para que a gente faça com que o povo mais humilde, o povo trabalhador, o povo que mais necessita do Estado não seja prejudicado, como em alguns momentos da história foi." destacou o presidente.


Confira os principais trechos da entrevista:

Orçamento — Lula criticou aqueles que responsabilizam as políticas sociais pelos gastos excessivos, ressaltando que são os ricos que se beneficiam das isenções fiscais. Ele está disposto a discutir o orçamento com seriedade para proteger os mais humildes.

Compromisso Fiscal — Lula reforçou a importância de gastar apenas o que se tem, refletindo um compromisso com a responsabilidade fiscal.

Crescimento — O presidente destacou o crescimento econômico, a geração de 2,4 milhões de empregos formais em 17 meses, e o aumento de 11,5% na massa salarial. Ele mencionou o Novo PAC como um impulsionador dos investimentos.

Juros — Lula defendeu a redução da taxa de juros, afirmando que a atual taxa é proibitiva para investimentos no setor produtivo.

Gestão — O presidente comparou a situação atual do governo com a de 2003, afirmando que está empenhado em reconstruir as políticas públicas e melhorar a administração do país.

Políticas Públicas — Lula reafirmou seu compromisso com o crescimento sustentável do país e a melhoria da qualidade de vida da população, destacando suas políticas de inclusão social.

Lula concluiu com otimismo, acreditando que, ao final de seu mandato, o Brasil estará em uma posição muito melhor, com uma economia forte, mais empregos e melhores salários.




*Com Agência Governo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp