Os secretários estaduais de Comunicação do Nordeste se reuniram, nesta sexta-feira (6), em Maceió, para discutir ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da comunicação pública na região. O encontro, promovido pela Câmara Temática de Comunicação do Consórcio Nordeste, marcou a realização do 1º Encontro Nordestino das Secretarias Estaduais de Comunicação em 2026, realizado no Centro de Inovação do Jaraguá.
A iniciativa reuniu representantes dos nove estados nordestinos e teve como foco central a construção de políticas integradas de informação, além do debate sobre a criação da Agência Nordeste e a definição de um cronograma unificado de pesquisas estratégicas, voltadas ao aperfeiçoamento da gestão pública.
Para o secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, vice-presidente da Câmara Temática e anfitrião do evento, o encontro representa um avanço significativo na forma como os governos dialogam entre si e com a sociedade.
“Essa integração e o compartilhamento de informações geram uma governança corporativa e colaborativa que, com certeza, ajudam o gestor público a trabalhar melhor e garantem que o cidadão esteja mais bem informado”, destacou Palhares.
Um dos principais pontos discutidos foi a proposta de criação da Agência Nordeste, iniciativa que pretende consolidar uma narrativa própria da região, fortalecendo a comunicação institucional e ampliando a visibilidade do Nordeste no cenário nacional e internacional.
O secretário de Comunicação de Sergipe e presidente da Câmara Temática, Cleon Menezes, reforçou a importância estratégica da proposta.
“A Agência Nordeste nasce com o objetivo de gerar um olhar do Nordeste, pelo Nordeste, para o Brasil e para o mundo. É uma ferramenta essencial para organizar, coordenar e potencializar as ações de comunicação dos estados”, explicou.
Além da criação da agência, os gestores discutiram boas práticas em comunicação governamental, cooperação técnica entre os estados, uso de dados e evidências na comunicação pública, além de estratégias conjuntas para o enfrentamento à desinformação, tema considerado prioritário diante do cenário digital atual.
O encontro também reforçou a importância de alinhar ações que aproximem ainda mais os governos estaduais da sociedade, ampliando a transparência, a credibilidade institucional e o acesso à informação de qualidade.
Além de Wendel Palhares e Cleon Menezes, integraram a mesa de honra:
O 1º Encontro Nordestino das Secretarias Estaduais de Comunicação consolida um novo momento de articulação regional, apostando na união dos estados para fortalecer a comunicação pública, qualificar a gestão e garantir que a informação chegue ao cidadão de forma clara, responsável e acessível.