Eles nasceram e cresceram em comunidades onde as oportunidades começaram a chegar há pouco tempo. Hoje, estão atrás das câmeras, escrevendo roteiros e dirigindo suas próprias produções. O que antes era apenas um projeto de expressão da cidadania por meio da arte se transformou em oportunidade real de futuro.
O Filmaê será lançado oficialmente no dia 6 de outubro, às 20h, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió, reunindo jovens participantes, famílias e parceiros institucionais.
A iniciativa é do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), em parceria com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
Para o ONU-Habitat, o Filmaê representa a força de uma política pública construída com continuidade.
“É uma satisfação para o ONU-Habitat ver que uma iniciativa desenvolvida anteriormente com o Governo de Alagoas serviu de inspiração para novas ações. O Filmaê nasce como continuidade do Digaê!, ampliando oportunidades de formação e profissionalização para as juventudes periféricas, valorizando seus talentos e abrindo novos caminhos de vida. Além disso, evidencia como a comunicação se torna mais potente quando realizada em parceria com os próprios beneficiários, aproximando governo e sociedade e fortalecendo a cidadania”, destaca Paula Zacarias, coordenadora do ONU-Habitat em Alagoas.
Ao todo, 24 jovens foram selecionados entre os participantes do projeto Digaê! – Juventudes, Comunicação e Cidade, que promoveu oficinas em 32 grotas de Maceió. Eles participaram de cursos de direção, fotografia, produção, roteiro, edição e som direto. Divididos em quatro grupos, colocaram o aprendizado em prática e produziram peças publicitárias realizadas nas próprias comunidades.
A diretora de produção Paula Amaral, que acompanhou o processo como instrutora, avalia o impacto como transformador:
“Na era digital, todo jovem é um pouco diretor, produtor ou fotógrafo. O Filmaê profissionaliza esse talento. Foi inspirador ver como eles ampliaram horizontes e perceberam que podem ocupar espaços no mercado”.
A secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, reforça que apoiar iniciativas como o Filmaê é investir no futuro de Alagoas:
“Quando criamos espaços de aprendizado e de vivência profissional, especialmente para quem vem das comunidades, não estamos apenas formando novos talentos. Estamos investindo em cidadania, autoestima e futuro”.
O Filmaê é um desdobramento do programa Digaê! – Juventudes, Comunicação e Cidade, que formou cerca de 80 jovens entre 15 e 24 anos, moradores de 32 grotas de Maceió, em oficinas multimídia e eventos culturais sobre suas memórias, histórias e narrativas.
Inspirado nessa experiência, o Filmaê surge como continuidade, ampliando oportunidades de formação e profissionalização em comunicação pública para jovens de Alagoas.