Projeto Filmaê, de Alagoas, é destaque em conferência da Unesco na Colômbia

Iniciativa da Secom em parceria com o ONU-Habitat promove protagonismo juvenil na comunicação pública e é apresentada como exemplo inovador de educação midiática

Por Por Redação*-
2 Min

Projeto Filmaê, de Alagoas, é destaque em conferência da Unesco na Colômbia
Secretário Wendel Palhares apresentou a iniciativa em Conferência da Unesco. | Foto: Agência Alagoas

O projeto Filmaê, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom) em parceria com o ONU-Habitat, foi apresentado como uma das experiências de destaque na Semana Mundial da Unesco de Educação Midiática e Informacional, realizada em Cartagena, na Colômbia.

Durante a conferência, o secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, defendeu uma comunicação pública mais humana e participativa. “Para resolver problemas, acredito que um secretário de Comunicação deve usar duas IAs: a da inteligência artificial e a da inteligência do amor ao próximo”, afirmou.

O Filmaê reúne 24 jovens de comunidades de Maceió que produzem vídeos e campanhas sobre o impacto das políticas públicas em seus territórios. “É a primeira vez que um governo entrega à população o poder de contar, com liberdade, como o Estado transforma sua realidade. É comunicação pública feita por cidadãos, não apenas para eles”, destacou Palhares.

O oficial de projetos da Unesco Brasil, Rafael Radke, elogiou a iniciativa: “A apresentação do secretário Wendel me deixou muito feliz e animado com todas as iniciativas maravilhosas no tema que o Estado de Alagoas tem feito. Para a Unesco, é uma alegria poder aprofundar essa cooperação e estar mais próximos para todos ganharmos com iniciativas tão potentes”.

Palhares também apresentou o Núcleo de Integridade da Informação, criado pelo Governo de Alagoas e reconhecido nacionalmente no combate à desinformação. “A educação midiática e informacional é a ferramenta mais eficaz para aproximar governos e cidadãos, porque gera pertencimento e confiança”, afirmou.

A Semana Global MIL 2025, promovida pela Unesco entre os dias 23 e 24 de outubro, discute o tema “Mentes sobre IA – Alfabetização Midiática e Informacional em Espaços Digitais”, reunindo representantes de diversos países para debater o papel da inteligência artificial e da comunicação na formação de cidadãos críticos e conscientes.


FONTE: Com Agência Alagoas*
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.