A ginasta alagoana Maria Eduarda “Duda” Arakaki, de 22 anos, entrou para a história do esporte brasileiro neste sábado (23). Capitã da Seleção de Conjunto, ela liderou a equipe nacional que conquistou a primeira medalha do Brasil em um Mundial adulto de Ginástica Rítmica, competição disputada no Rio de Janeiro.
O feito inédito veio após uma apresentação vibrante ao som de “Evidências”, clássico da música sertaneja. O conjunto brasileiro somou 55.250 pontos, garantindo a prata na prova geral. O Japão ficou com o ouro, ao alcançar 55.550 pontos.
É OFICIAAAAAAL! VEIO AÍ! HISTÓRICO! INÉDITO! REAL! ✨🦁
— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) August 23, 2025
Pela primeira vez na história, a Ginástica Rítmica do Brasil 🇧🇷 conquista uma medalha em um Campeonato Mundial Adulto! 🥈🌍
E foi com ELAS: Foram as nossas leoas do Conjunto que brilharam na Arena Carioca 1 e conquistaram… pic.twitter.com/D2H5LjwU1f
Nascida em Maceió, Duda começou na ginástica aos seis anos e rapidamente se destacou em competições nacionais. Ao longo da carreira, acumulou participações de peso, incluindo os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o título de tricampeã pan-americana em 2021 e pódios em etapas da Copa do Mundo.
Emocionada, a ginasta ressaltou o papel da união na conquista histórica:
“Como em todos os momentos da vida, superamos trabalhando. Dessa vez não seria diferente. A medalha chegou para concretizar tudo o que trabalhamos nesses anos.”
Com o resultado, o Brasil se afirma como potência emergente na ginástica rítmica e segue vivo na disputa por novas medalhas nas finais por aparelho. Para Alagoas, o feito de Duda reforça o orgulho regional e inspira jovens atletas que sonham em trilhar o caminho do alto rendimento.