Lula afirma que discutirá gastos com Haddad, mas veta cortes em despesas sociais: 'Não farei ajuste em cima de pobre'
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que vai discutir gastos com Haddad, mas veta corte em despesas sociais: 'Não farei ajuste em cima de pobre' - Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que revisará os gastos do governo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mas garantiu que não realizará ajustes fiscais "em cima dos pobres". "O Haddad jamais ficará enfraquecido enquanto eu for presidente da república, porque ele é o meu ministro da Fazenda, escolhido por mim e mantido por mim. Se o Haddad tiver uma proposta, ele vai me procurar essa semana e vai discutir economia comigo. A gente não vai fazer ajuste em cima dos pobres, porque os que ficam criticando déficit fiscal, os que ficam criticando os gastos do governo são os mesmos que foram para o Senado aprovar a desoneração de 17 grupos empresariais. São os mesmos que prometeram uma compensação para suprir a perda de receita devido à desoneração e não cumpriram. Falei para o Haddad que isso não é mais um problema do governo, agora é um problema deles." afirmou o presidente.
Lula destacou a decisão do STF, que determina que, se não houver acordo dentro de 45 dias, seu veto será mantido e a desoneração não será implementada. "Então, agora, os empresários se reúnam, discutam e apresentem ao ministro da Fazenda uma proposta de compensação." concluiu o presidente.
FONTE: Por Agência O Globo