15/03/2024 às 08h49min - Atualizada em 15/03/2024 às 08h49min

Descubra por que o wrestling feminino está em ascensão nas escolas dos EUA

Boom do wrestling feminino nas escolas dos EUA

Da Redação
Luta de mulher do torneio estadual da Pensilvânia, nos EUA, em fevereiro de 2024. - Foto: Marc Levy/AP
Os governos estaduais estão impulsionando campeonatos para encorajar a participação feminina. Escolas e treinadores estão recrutando alunas para o esporte.

Nos Estados Unidos, o wrestling feminino está emergindo como a modalidade esportiva de maior crescimento entre as alunas do ensino médio. Com o apoio dos governos estaduais, estão sendo organizados torneios exclusivos para estudantes mulheres que se dedicam à luta.

Esse aumento é motivado, em parte, pelo incentivo de treinadores e gestores que consideram a inclusão de mais mulheres na modalidade uma questão de igualdade de gênero.

Uma das jovens que aderiu à prática da luta foi Jody Mikhail, do estado da Pensilvânia. Após ver um pôster na escola, decidiu experimentar e se apaixonou pelo esporte.

Anteriormente, alunas como ela teriam integrado equipes masculinas, mas hoje há times dedicados exclusivamente às mulheres, com lutas entre alunas.

Os estados de Kentucky, Rhode Island e Pensilvânia foram os pioneiros na organização de campeonatos estaduais.

Esses torneios têm grande importância para as atletas que almejam competir em nível nacional ou ingressar em equipes universitárias.

No cenário esportivo universitário, o wrestling feminino é considerado uma modalidade emergente e deve ter um circuito oficial estabelecido até 2026.

Na Pensilvânia, um estado conhecido pelos seus fortes resultados na luta masculina, o número de lutadoras em escolas de ensino médio quase dobrou este ano. Em 2020, não havia nenhuma equipe feminina no estado; agora, são 180.

Brooke Zumas, ex-treinadora de luta, enfatiza que os torneios proporcionam visibilidade às atletas, com o acompanhamento do público e de possíveis recrutadores. Treinadores, conselhos escolares e dirigentes esportivos têm feito esforços para atrair meninas para a modalidade em suas escolas.


Luta de torneio estadual dos EUA em fevereiro de 2024 — Foto: Marc Levy/AP

Savannah Witt, campeã estadual com 10 anos de experiência na luta, destaca a transformação dos torneios. "É incrível. Antes, eu sempre encontrava as mesmas três pessoas nos campeonatos. Agora, metade das participantes são desconhecidas para mim."

Apesar do aumento, o número de meninas praticando wrestling no ensino médio ainda representa apenas um quinto do número de meninos.
Essa crescente participação feminina nos torneios de wrestling reflete uma tendência mais ampla de aumento da presença das mulheres nos esportes. Além do wrestling, os principais esportes de interesse entre as atletas do ensino médio incluem atletismo, vôlei, futebol, basquete e softbol.

A luta é um esporte de nicho, com regras peculiares e exigências físicas intensas, segundo lutadores e treinadores. Uma de suas vantagens é a existência de categorias de peso adequadas para diferentes tipos de corpo, além de não necessitar de equipamentos especializados para a prática.

Lutadoras de torneio estadual dos EUA, em fevereiro de 2024 — Foto: Marc Levy/AP

*Informações g1.globo.com


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp