14/09/2023 às 10h58min - Atualizada em 14/09/2023 às 10h58min

SINDSAUDE Participa de Audiência Pública para Cobrar a Ampliação do PSF e a Construção do Hospital Público Municipal

Audiência Pública em Maceió Destaca Desafios e Necessidades da Atenção Primária em Saúde

Redação
Por Assessoria
Alessandro Fernandes representando os Servidores da Saúde na Câmara Municipal de Maceió - Foto:Reprodução
No dia 13 de setembro, a Câmara Municipal de Maceió foi palco de uma audiência pública de grande relevância, com foco na discussão dos desafios enfrentados na Atenção Primária em Saúde do município. Líderes de movimentos sociais, representantes de entidades sindicais e membros da comunidade se uniram para abordar uma problemática que afeta diretamente a vida da sociedade em geral.

O SINDSAUDE, sindicato que representa os servidores da saúde no município participou sendo representado pelo diretor Alesandro Fernandes.

Alesandro cobrou melhor aproveitamento dos recursos do SUS, pois grande parte desses recursos estão indo para a inciativa privada, fazendo falta dentro da própria rede de saúde pública.

 

“ Mais de 80% dos recursos do SUS estão sendo Alocados na inciativa privada, em institutos e instituições privadas. Isso faz falta na próprias rede , pois se esses recursos fossem aplicados na atenção básica , diminuiria o número de pessoas que estariam fazendo procedimentos de média e alta complexidade e ainda economizaria recursos , haja vista que a atenção primária trabalha com a prevenção , evitando que casos mais simples possam ficar mais complicados.” Explicou Alesandro .


O líder sindical da saúde ainda cobrou da gestão municipal um plano de ação para evitar o fim do PSF ( Programa Saúde da Família ) , que vem sendo implodido a cada ano que passa.
 


“ Maceió tem a menor cobertura do PSF do país , apenas 23% , e a cada ano vem diminuindo , pois os servidores estão se aposentando , se afastando e não há concurso desde 2008. É preciso que a gestão faça um plano de ação para que essa situação não piore , a realização de um concurso público e mais investimento para ampliação das equipes de PSF são urgentes e imprescindíveis para que a atenção primária aumente sua cobertura que é hj de apenas 50% para toda população de Maceió. “


Alesandro ainda cobrou aos representantes da câmara e a gestão municipal , a possiblidade de construção de um hospital público municipal para atender as demandas dos maceioenses.
 

“ uma capital como Maceió que tem mais de 1 milhão de habitantes , já passou da hora de ter um hospital público municipal. Isso é possível através de emendas parlamentares e até parte dos recursos que a BRASKEN indenizará  a prefeitura por conta dos prejuízos nos bairros do Pinheiro e adjacências. Isso faria com que os recursos públicos que hoje são aplicados nas instituições privadas fossem investidos na própria rede , ofertando assim uma ampliação no serviço e melhoria no acesso a saúde. “ salienta Alesandro .


O líder sindical ainda informou que está trabalhando para fazer uma agenda com o governador e ver a possiblidade de uma doação de um terreno , onde a prefeitura entraria com a parte de construção e manutenção do hospital.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp