03/02/2024 às 22h54min - Atualizada em 03/02/2024 às 22h54min

Nise no Frevo: Sesau garante apoio psicológico e acolhimento para foliões nas prévias carnavalescas no Jaraguá

Ação foi realizada em parceria com diversos órgãos do Estado nesta sexta-feira (2), durante o Jaraguá Folia, que marca as prévias carnavalescas

Redação
Por Daniel Tavares / Ascom Sesau
Sesau distribuiu preservativos e informativos sobre ISTs para foliões nos blocos no Jaraguá. - Foto: Daniel Tavares / Ascom sesau
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu a primeira edição da “Nise da Silveira no Frevo” durante as prévias carnavalescas de 2024 no bairro do Jaraguá, em Maceió. A ação foi realizada em parceria com diversos órgãos do Estado e buscou assegurar apoio psicológico e assessoria jurídica para todos os foliões que foram curtir os blocos de rua no local.

Em uma estrutura montada em frente ao Coreto de Jaraguá, diversos profissionais da Sesau ficaram à disposição dos foliões para acolher pessoas que precisam de apoio psicológico, bem como, vítimas de assédio sexual. Além disso, foram distribuídos kits com preservativos e materiais impressos que buscaram conscientizar as pessoas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importunação sexual.

A supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Tenório, pontuou que a iniciativa “Nise no Frevo” representou um marco da Sesau nas prévias carnavalescas.

 

“A ideia é que pudéssemos orientar e cuidar das pessoas também neste momento de festa. Montamos uma Sala Lilás para atender às mulheres vítimas de importunação sexual e também uma Sala Amarela para o acolhimento de pessoas em sofrimento psíquico”, salientou.


A gerente de Ações Estratégicas da Sesau, Rhaissa Paz, destacou que a pasta sempre busca abordar a prevenção e oferecer os mais diversos serviços de saúde para a população de Alagoas.
 

“Preparamos uma estrutura para acolher quem precisou de cuidados psicológicos e ainda para atender as vítimas de importunação sexual. Nosso objetivo foi não só conscientizar os foliões, mas, também, garantir todo o apoio necessário para todas as mulheres”, disse Rhaissa Paz.


A gerente da RAV, enfermeira Thaylise Brito, frisou que o objetivo da ação foi unir vários órgãos do Estado para garantir a segurança das pessoas, especialmente mulheres, durante as festas.
 

“Essa ação multissetorial buscou não só acolher as vítimas, mas também combater a violência sexual durante as prévias carnavalescas, garantindo que este momento de alegria pudesse ser aproveitado por todas as mulheres da melhor maneira”, disse.


Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a iniciativa demonstrou o compromisso de garantir a saúde e a segurança dos alagoanos em todos os momentos.

“Sempre que possível, buscamos unir esforços com outras secretarias e órgãos do Estado para levar diversos programas para os alagoanos. Essa ação é mais uma prova de que o Governo de Alagoas está unido em nome da prevenção e do cuidado de todos”, reforçou o gestor.


Profissionais da Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP) da Sesau e Rede de Atenção às Violências (RAV) estiveram presentes no local durante todo o evento. A ação foi realizada por meio de uma parceria da Sesau com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), RAV e a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal). A Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) e a Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) também participaram da iniciativa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp