07/07/2023 às 18h17min - Atualizada em 07/07/2023 às 18h17min

“Há probabilidade real de que durante a madrugada ou no começo da manhã cidades ribeirinhas sejam inundadas”, alerta Defesa Civil

Gabriela Flores / Cada Minuto
Cel. Moisés / Reprodução

O Coronel Moisés Melo, coordenador estadual da Defesa Civil usou suas redes sociais na tarde desta sexta-feira, 07, para alertar sobre a possiblidade de transbordamento de rios localizados no vale do Paraíba, Mundaú e Jacuípe.

De acordo com Moisés há fortes chuvas caindo nas cabeceiras dos rios na região de Garanhuns e parte do Agreste pernambucano e “essas águas devem chegar a Alagoas daqui a cerca de 12 horas e vão atingir nossos principais vales”.

O titular da Defesa Civil Estadual ressaltou que já solicitou à Associação dos Municípios Alagoanos que envie a informação aos gestores municipais para que coloquem em ação todos os planos de contingência, pois “há probabilidade real de que durante a madrugada ou no começo da manhã as cidades ribeirinhas sejam inundadas”.

“O Estado está pronto para ajudar, mas é preciso que os municípios façam sua parte e retirem as pessoas das áreas de risco, já que os gestores sabem quais são os pontos que alagam e os que podem atingir a população que reside nas áreas de risco”, pontuou o coordenador estadual da Defesa Civil.

Rio Jacuípe

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou que o nível do rio Jacuípe atingiu a cota de atenção, que é de 420 cm às 14h00 desta sexta-feira no município de Jacuípe e também apresenta elevação significativa no município de Colônia Leopoldina. A tendência é de elevação de sua cota, atingindo a cota de transbordo nas próximas horas.

Os rios Mundaú e Paraíba estão recebendo contribuições significativas, aumentando suas respectivas vazões. Até o momento, não atingiram as cotas de atenção e alerta. No entanto, com a previsão de chuvas durante o final de semana, necessitam de atenção especial.

Atalaia

Após as intensas chuvas que atingiram Atalaia, em Alagoas, a prefeita Ceci decretou situação de emergência no município nesta sexta-feira (7). Até o momento, as chuvas deixaram 400 famílias desalojadas e seis desabrigadas e houve registros do desabamento de uma residência e o alagamento de várias ruas.

Maceió

A Defesa Civil Municipal emitiu alerta nesta manhã para a possibilidade de chuvas que podem gerar acumulados significativos durante todo o final de semana em Maceió. A previsão é de que as chuvas se estendam até o domingo (09).

De acordo com o órgão, há alertas vigentes e a população que reside em áreas suscetíveis a desastres, como deslizamentos de massa e alagamentos, deve redobrar a atenção.

Somente nos seis primeiros dias de julho, já choveu 28,1% do esperado para todo o mês, que é um acumulado de 270 mm. 

Como acionar a Defesa Civil de Maceió

Em casos de riscos, a população deve ligar para o número 199 ou 156, descrever o cenário. Uma equipe irá até o local.

Receba alertas

O cidadão interessado em receber as mensagens precisa informar o CEP de sua residência para o número 40199, por SMS, de forma gratuita.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp