05/07/2023 às 12h04min - Atualizada em 05/07/2023 às 12h04min

Vídeo: Moradores do Pontal da Barra evacuam o bairro após alarme falso da Braskem

Redação
Por Jornalista Bruno Vital
Corpo de Bombeiros conversando com os moradores do bairro. / Foto: Vital News
Na manhã desta quarta-feira (05), os moradores do bairro do pontal da barra, acordaram com o barulho incessante do sistema de alarme da petroquímica Braskem, alertando sobre um perigo eminente de vazamento, deixando todos os moradores em estado de alerta. Que na sua maioria saíram de suas casas a procura de abrigo, seguindo as instruções da mensagem.

O susto fez com que o Corpo de Bombeiros fosse acionado e se deslocasse até o local, o oficial responsável, esclareceu que foi tudo um equívoco por parte da Braskem, tentando acalmar os ânimos dos moradores, enquanto todos assustados seguiam para a quadra de esportes do bairro, sem saber ao certo, a gravidade da situação.

 


Até aulas da escola pública Silvestre Péricles, e das creches, tiveram de ser interrompidas e todos estudantes evacuados. A Samu também foi acionada pois alguns idosos passaram mal com o incidente.



Após o ocorrido, o alarme foi acionado novamente, mas dessa vez com a seguinte mensagem: “Houve falha técnica do alarme, estamos operando normalmente, não estamos em emergência.”

 


Os moradores indignados com a situação pedem respeito, e exigem que a petroquímica Braskem tome as medidas de segurança necessárias, para o bom convívio com a comunidade.

“Faltam kits de emergência para o caso de um acidente real, era para ter em todas as casas, balão de oxigênio e mascaras de proteção, todos nós ficamos a mercê dessa empresa, que não oferece o suporte de segurança necessário a comunidade.” Ressaltou a moradora do bairro e dona de casa, Rose de Oliveira Santos.

 

“É um absurdo e irresponsabilidade por parte da Braskem, por que acabou causando um caos no bairro, pânico nos idosos e nas crianças. O mínimo era tomar medidas de segurança eficientes, distribuindo kits de emergência, como máscaras apropriadas para esses casos de vazamento. Na verdade, se fosse real, todo mundo estaria intoxicado e passando mal, pois não temos nenhum suporte de emergência. Desabafou Luana Oliveira, estudante e moradora do pontal.


O diretor de marketing da Braskem, Milton Pradines, em vídeo, esclareceu que o incidente foi resultado de um teste de alarme equivocado, que acionou o pedido de evacuação de forma indevida. De acordo com Pradines, não há qualquer anormalidade nas instalações da empresa e a situação está sob controle.


A preocupação com a possibilidade de um vazamento de produto perigoso levou as pessoas a agirem prontamente em busca de proteção. Até o momento, não há informações de danos. As autoridades estão em constante comunicação com a empresa para esclarecer o ocorrido e evitar quaisquer mal-entendidos futuros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp