31/10/2022 às 23h52min - Atualizada em 31/10/2022 às 23h52min

Pedreiro de Maceió bate em carro de luxo e escapa de pagar mais de R$ 300 mil para reparar o veículo

O pedreiro, identificado como Márcio Freitas, dirigia um veículo modelo Palio quando colidiu com um carro de luxo, da marca BMW, e escapou arcar com o prejuízo do veículo por um único detalhe.

g9news
Reprodução
Um pedreiro sofreu um acidente na manhã da última sexta-feira em um cruzamento da cidade e quase teve que arcar com um prejuízo de mais de R$ 300 mil. O pedreiro, identificado como Márcio, trafegava com um veículo modelo Palio pela via preferencial quando foi surpreendido por outro veículo em um cruzamento. Como o outro veículo estava em velocidade relativamente alta, Márcio não conseguiu frear a tempo e colidiu na lateral do automóvel, da montadora alemã BMW.
 
"Eu estava dirigindo pela via preferencial, quando estava passando por um cruzamento fui surpreendido pela BMW, que vinha em alta velocidade. Mal tive tempo para reagir pois foi tudo muito rápido e acabei colidindo na lateral dela. O carro ficou completamente destruído pois após a colisão ele rodou três vezes e bateu em um poste", conta Márcio.
 
Apesar do estado do veículo alemão, ambos os motoristas saíram ilesos. Seria apenas mais um acidente de trânsito rotineiro se o motorista da BMW assumisse o erro e arcasse com os prejuízos do acidente, porém, não foi o que aconteceu. Márcio conta que, o motorista da BMW distorceu os fatos aos policiais que registraram a ocorrência, e queria cobrá-lo pelos prejuízos causados ao veículo.
 
"Os policiais de trânsito chegaram para atender a ocorrência e conversaram primeiro com o outro motorista. Quando eles terminaram de conversar com ele e vieram conversar comigo, me contaram que ele havia dito que ele é quem estava trafegando pela via preferencial e que eu é quem não havia respeitado a sinalização do local", conta Márcio.
 
Márcio conta que, neste momento, houve um princípio de confusão no local e ele precisou ser contido pelos policiais.
 
"Nesse momento eu fiquei revoltado com ele pois era tudo mentira aquilo que ele estava dizendo. Os policiais tiveram que me segurar e por pouco eu não perdi a cabeça", conta Márcio.








 
 
Márcio conta que ao se acalmar, lembrou de um aparelho que possuía em seu carro e que sempre iniciava uma gravação em vídeo assim que o veículo era ligado.
 
"Quando me acalmei, lembrei que tinha um aparelho em meu carro, Secure Cruise o nome. Eu nunca precisei deste aparelho antes, então nem lembrava dele direito, mas me recordei que ele sempre realiza gravações de vídeo assim que eu ligo o carro, e que provavelmente ele teria captado o acidente em vídeo", conta Márcio.
 
O homem conta que conseguiu puxar as imagens do acidente no dispositivo e mostrou aos policiais que atendiam a ocorrência, o que sanou de vez a dúvida sobre o causador do acidente. Márcio conta que ficou aliviado ao saber que não precisaria arcar com um prejuízo tão grande de um acidente que ele não teve culpa.
 
"Fiquei aliviado de ter gravado todo o acidente pois, eu não tenho nem 10% do valor de uma BMW, não sei o que eu faria se precisasse arcar com um prejuízo desses, de um acidente que eu nem causei ainda. Agora vou buscar receber o valor do reparo do meu carro, que deve ser pago pelo outro motorista, ou verbalmente ou na justiça", conta Márcio.
 
Secure Cruise é amplamente utilizado na Ásia
 
Secure Cruise, aparelho de monitoramento veicular utilizado pelo pedreiro, é muito utilizado em países asiáticos e foi trazido para o Brasil pela empresa Piper Brasil. O aparelho, que realiza gravações de vídeo durante todo o trajeto, é acionado imediatamente após ligar o veículo e possui tela integrada que mostra as gravações em tempo real, caso necessário.
 
Sua utilização é comum em países asiáticos devido a leis que obrigam motoristas a indenizarem pedestres atropelados, o que acabou desencadeando uma série de atropelamentos forjados por pedestres para receberem indenizações milionárias. O Secure Cruise foi uma forma inibir este tipo de ação em alguns países do continente. Hoje, o dispositivo é inserido de fábrica pelas montadoras nos veículos asiáticos.












 





Especialista jurídico explica como conduzir uma situação de acidente com danos materiais ou corporais
 
Conversamos com Ricardo Lemos, advogado especialista em delitos e multas de trânsito, sobre como deve ser a conduta do motorista após flagrar um acidente com o Secure Cruise e como obter respaldo das autoridades para ser indenizado ou evitar uma indenização desnecessária.
 
"Ter um aparelho desse no seu carro hoje em dia é imprescindível, pois muitas pessoas utilizam de má fé para ludibriar as autoridades. Após sofrer um acidente e este ser captado e gravado pelo Secure Cruise, é importante que o motorista mantenha a calma e verifique se toda a ação foi registrada. Com as imagens em mãos, basta mostrá-la as autoridades policiais e, em caso de desacordo, as imagens servirão como provas em um processo judicial para obrigar a outra parte a arcar com eventuais danos", disse Ricardo.
 
Ricardo explica ainda que, as provas materiais que contém imagens, que neste caso seriam os vídeos gravados, são irrefutáveis e garantem que o motorista não seja obrigado a arcar com danos materiais e corporais dos quais eles não tiveram culpa, além de garantir que a outra parte indenize o motorista que dirigia corretamente e teve o seu bem danificado.
 
"As imagens em vídeo são irrefutáveis e trazem segurança ao motorista que trafega corretamente em caso de acidente. Essas imagens podem ser utilizadas para comprovar a idoneidade de uma parte e garantir que o seu bem seja indenizado, como no caso do Márcio", disse Ricardo.










 




Aparelho é vendido através de site
 
Secure Cruise é vendido através do site, na internet, da varejista Piper Brasil. A empresa, que atua como uma importadora, traz os dispositivos originais diretamente do continente asiático e distribui em solo brasileiro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp