Paralisação nacional suspende coleta de lixo em Maceió nesta segunda-feira

Sindicato orienta população a não colocar resíduos nas ruas; Alurb exige manutenção mínima dos serviços

Por
2 Min

Paralisação nacional suspende coleta de lixo em Maceió nesta segunda-feira
© Reprodução

A coleta de lixo em Maceió poderá sofrer interrupções nesta segunda-feira (22) em razão da paralisação nacional dos trabalhadores da limpeza urbana. O movimento foi confirmado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Urbana do Estado de Alagoas (Sindlimp/AL) e terá duração de 24 horas.

A mobilização faz parte de uma ação nacional da categoria que reivindica a unificação do piso salarial dos trabalhadores da limpeza urbana em todo o país.

🗑️ População é orientada a não colocar lixo nas ruas

Diante da suspensão das atividades, o Sindlimp/AL orientou os moradores de Maceió a evitarem colocar resíduos para coleta durante o período da paralisação.

A recomendação é que o lixo permaneça armazenado nas residências até a normalização do serviço, evitando o acúmulo de resíduos em vias públicas.

Segundo o sindicato, a medida busca prevenir problemas como:

  • Acúmulo de lixo nas calçadas;
  • Rompimento de sacos por animais;
  • Mau cheiro;
  • Proliferação de insetos e outros transtornos sanitários.

⚠️ Serviço é considerado essencial

Em nota, a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana de Maceió (Alurb) informou que acompanha o movimento nacional e destacou que a coleta de resíduos é considerada um serviço essencial.

Por esse motivo, a autarquia afirmou que cobrará das empresas responsáveis pela execução dos serviços o cumprimento da legislação, garantindo a manutenção mínima de 30% do efetivo em atividade durante a paralisação.

🤝 Monitoramento e diálogo

A Alurb informou ainda que segue monitorando a situação e mantendo diálogo com representantes da categoria para reduzir os impactos à população e assegurar o restabelecimento das atividades o mais rápido possível.

A orientação para os moradores é acompanhar os comunicados oficiais e aguardar a normalização dos serviços antes de disponibilizar os resíduos para coleta.


📌 Fonte: Sindlimp/AL e Alurb


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.