O esporte escolar já está em movimento em Alagoas. A edição 2026 dos Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) começou nesta segunda-feira (4), reunindo mais de 12 mil atletas de escolas públicas e privadas em diversas modalidades esportivas.
Considerado o maior evento estudantil do estado, o JEAL mobiliza estudantes de todas as regiões, promovendo integração, competitividade e desenvolvimento esportivo.
O Jogos Estudantis de Alagoas será disputado em três fases:
Os campeões avançam até a etapa final e podem garantir vaga em competições nacionais.
Ao todo, participam:
Na capital Maceió, 137 unidades estão envolvidas. No interior, a participação varia entre 30 e 54 escolas por região educacional.
A fase regional reúne diversas modalidades coletivas e individuais, como:
Alguns esportes já avançam direto para a fase estadual, como judô, natação, xadrez, karatê, ciclismo, ginástica rítmica e badminton.
Um dos destaques da abertura foi o confronto de handebol juvenil masculino entre a Escola Estadual Geraldo Melo e o Colégio Santa Amélia, no ginásio do Cepa, em Maceió.
O estudante Cauá do Nascimento celebrou o início da jornada:
“Estamos muito felizes com a vitória. O JEAL é a maior competição escolar de Alagoas e uma grande oportunidade para representar o estado.”
Para a organização, o evento vai além das disputas esportivas. Segundo a professora Daniela Raposo, integrante do comitê organizador, o JEAL representa uma oportunidade de crescimento para os estudantes.
“Desejo a todos um excelente trabalho e muito êxito nessa jornada”, destacou.