Maceió celebra, nesta terça-feira (19), o Dia Nacional do Ciclista com um marco importante: a malha cicloviária da cidade alcançou 96 km de extensão, reunindo ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas, faixas verdes e passeios compartilhados. O crescimento da infraestrutura fortalece o transporte ativo, promove mais segurança e estimula o uso da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana sustentável.
De acordo com Lavínia Tenório, coordenadora-geral de Gestão Semafórica do DMTT, os investimentos representam apenas o início de uma transformação.
“Hoje contamos com quase 100 km de infraestrutura que promove acessibilidade e incentiva o uso da bicicleta. Apesar do progresso, entendemos que este é apenas o começo e continuaremos trabalhando para que a bicicleta e outros modais de transporte ativo tenham, cada vez mais, espaço na cidade”, afirmou.
Para os ciclistas, a mudança já é sentida no dia a dia. Malcon Hermes, que se mudou para Maceió em 2021, relata a diferença na rotina.
“É muito gratificante ver a cidade se transformar e oferecer mais segurança e espaço para pedalar. A expansão da infraestrutura tornou a bicicleta não só um meio de transporte, mas também uma forma de praticar esporte e se deslocar com qualidade de vida”, destacou.
O DMTT reforça que o compromisso da gestão é seguir investindo em segurança viária e acessibilidade, consolidando a bicicleta como um meio de transporte eficiente, saudável e ambientalmente sustentável.