Na AMA, Wendel Palhares defende comunicação pública como ferramenta estratégica de gestão
Secretário destaca que ações de comunicação podem gerar economia, aumentar a arrecadação e fortalecer políticas públicas como o Alagoas Lilás
"Comunicação pública vai além da divulgação institucional e pode ser ferramenta estratégica para gerar economia", diz Wendel Palhares. | Foto: Ascom AMA
Durante evento na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), nesta segunda-feira (4), o secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, defendeu o papel estratégico da comunicação pública na gestão municipal. A fala foi feita durante o lançamento do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.
Segundo Palhares, a comunicação pública vai além da divulgação institucional e pode contribuir diretamente na eficiência da administração pública. “Durante muito tempo, se identificou a comunicação apenas como divulgadora. A gente tem um papel que vai além da divulgação: ajudar na economia e na solução de problemas”, afirmou.
O secretário incentivou os municípios a estruturarem suas secretarias de comunicação. “Estudem a possibilidade de estruturar as secretarias de Comunicação. Elas podem ser parte da solução da gestão, melhoria da arrecadação e cumprimento de metas sociais”, destacou.
Palhares apresentou ainda exemplos de campanhas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) que geraram retorno financeiro em arrecadação até três vezes superior ao valor investido. “A gente precisa atentar para alguns papéis que a comunicação pode ter na solução da gestão, não só no papel de uma divulgação, mas na resolução de um problema de arrecadação, por exemplo”, completou.
O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, reforçou a importância da estruturação da comunicação nas prefeituras. “Hoje, dos 102 municípios alagoanos, apenas 21 têm uma secretaria de comunicação estruturada. Muitas vezes, a comunicação institucional acaba sendo feita por profissionais sobrecarregados, que acumulam funções. Quando surge uma demanda mais urgente, seja com o Ministério Público, o Judiciário ou com a população, essa ausência faz falta”, pontuou.
Alagoas Lilás
Wendel Palhares também convidou os prefeitos a aderirem à política pública “Alagoas Lilás”, lançada na semana passada pelo Governo do Estado. A iniciativa tem como objetivo implementar ações permanentes no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o estado.
“É uma política muito importante que o Governo do Estado está fazendo no combate à violência contra a mulher, violência doméstica e familiar, e a Secretaria de Comunicação fez parte da construção dessa política pública”, lembrou o secretário.