Secretários de Comunicação do Nordeste debatem, em Alagoas, políticas integradas de informação

Encontro inédito alinha estratégias regionais para fortalecer a comunicação pública, combater a desinformação e aprimorar a gestão nos estados nordestinos

Por Por Redação | Vital News*-
3 Min

Encontro reuniu secretários dos estados do Nordeste. - Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

Os secretários estaduais de Comunicação do Nordeste se reuniram, nesta sexta-feira (6), em Maceió, para discutir ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da comunicação pública na região. O encontro, promovido pela Câmara Temática de Comunicação do Consórcio Nordeste, marcou a realização do 1º Encontro Nordestino das Secretarias Estaduais de Comunicação em 2026, realizado no Centro de Inovação do Jaraguá.

A iniciativa reuniu representantes dos nove estados nordestinos e teve como foco central a construção de políticas integradas de informação, além do debate sobre a criação da Agência Nordeste e a definição de um cronograma unificado de pesquisas estratégicas, voltadas ao aperfeiçoamento da gestão pública.

🗣️ Integração que fortalece a governança

Para o secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, vice-presidente da Câmara Temática e anfitrião do evento, o encontro representa um avanço significativo na forma como os governos dialogam entre si e com a sociedade.

“Essa integração e o compartilhamento de informações geram uma governança corporativa e colaborativa que, com certeza, ajudam o gestor público a trabalhar melhor e garantem que o cidadão esteja mais bem informado”, destacou Palhares.

🌎 Comunicação pública com identidade nordestina

Um dos principais pontos discutidos foi a proposta de criação da Agência Nordeste, iniciativa que pretende consolidar uma narrativa própria da região, fortalecendo a comunicação institucional e ampliando a visibilidade do Nordeste no cenário nacional e internacional.

O secretário de Comunicação de Sergipe e presidente da Câmara Temática, Cleon Menezes, reforçou a importância estratégica da proposta.

“A Agência Nordeste nasce com o objetivo de gerar um olhar do Nordeste, pelo Nordeste, para o Brasil e para o mundo. É uma ferramenta essencial para organizar, coordenar e potencializar as ações de comunicação dos estados”, explicou.

📊 Combate à desinformação e transparência

Além da criação da agência, os gestores discutiram boas práticas em comunicação governamental, cooperação técnica entre os estados, uso de dados e evidências na comunicação pública, além de estratégias conjuntas para o enfrentamento à desinformação, tema considerado prioritário diante do cenário digital atual.

O encontro também reforçou a importância de alinhar ações que aproximem ainda mais os governos estaduais da sociedade, ampliando a transparência, a credibilidade institucional e o acesso à informação de qualidade.

👥 Autoridades presentes

Além de Wendel Palhares e Cleon Menezes, integraram a mesa de honra:

  • Aline Rodrigues, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas
  • Joaldo Cavalcante, ex-secretário de Estado da Comunicação de Alagoas
  • Glauber Piva, coordenador executivo do Consórcio Nordeste
  • Mieko Wada, jornalista, representando o secretário de Comunicação do Maranhão, Sérgio Macedo
🔎 Um novo momento para a comunicação no Nordeste

O 1º Encontro Nordestino das Secretarias Estaduais de Comunicação consolida um novo momento de articulação regional, apostando na união dos estados para fortalecer a comunicação pública, qualificar a gestão e garantir que a informação chegue ao cidadão de forma clara, responsável e acessível.

FONTE: Com informações da Agência Alagoas*