O Governo de Alagoas, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), deu início à primeira etapa do Programa de Cisternas. A ação prevê a instalação de 1.554 tecnologias sociais de acesso à água em cinco municípios do semiárido alagoano.
Em Palmeira dos Índios, as obras começaram no dia 25 de março, com a construção de 495 cisternas por meio da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), responsável pela execução do projeto no município. Mais de R$ 3 milhões estão sendo investidos na iniciativa.
Rosenilda dos Santos Pereira, moradora da comunidade Canafístula do Moreira, é uma das beneficiárias. Agora, com uma cisterna de 16 mil litros em construção, ela celebra a conquista.
“É só alegria! Antes a gente tinha só dois mil litros de água para consumo e agora vamos ter 16 mil litros. Não vai mudar só a minha vida, mas a de toda a comunidade. Quando a cisterna estiver pronta, vamos encanar a água para chegar na casa toda. Estamos preparados para isso”, afirma.
A agricultora Edvânia da Silva Lima, da mesma comunidade, também aguarda ansiosa pela conclusão da obra. Para ela, ter água encanada e potável dentro de casa vai facilitar o dia a dia, especialmente na hora de cozinhar e lavar alimentos.
Além de Palmeira dos Índios, os municípios de Belo Monte (249 cisternas), Campo Grande (270), Olho D’Água Grande (450) e Piranhas (90) também serão contemplados nesta fase inicial. As famílias estão sendo mobilizadas e capacitadas para o uso correto da tecnologia.
“O governador Paulo Dantas está cumprindo com o que prometeu ao levar acesso à água aos alagoanos de baixa renda residentes na zona rural atingidos pela seca ou falta regular de água. Já estão garantidas mais de 3.500 cisternas para entregar à população do semiárido. Essa é uma política pública que traz segurança hídrica para os produtores, segurança alimentar e, principalmente, uma melhor qualidade de vida”, destaca Ronaldo Targino, secretário executivo de Agricultura Familiar.
Com investimento superior a R$ 9,5 milhões, o programa integra o Mais Água Alagoas e conta com recursos federais e estaduais. Ainda no primeiro semestre de 2025, uma nova etapa será executada, levando mais 2.020 cisternas para 18 municípios, com investimento previsto de R$ 17 milhões. Algumas dessas estruturas também contarão com incentivo financeiro para fomentar a produção rural.
Segundo Yago Calheiros, superintendente de Inclusão Produtiva da Seagri, as cisternas são uma estratégia essencial para garantir abastecimento durante períodos de seca, fortalecendo a convivência com o semiárido e promovendo dignidade às comunidades rurais.