04/12/2022 às 14h16min - Atualizada em 04/12/2022 às 14h16min

Após morte de aluna de 7 anos por meningite, escola recebe ação de vacinação em Maceió

tnh1
Victor Vercant / Ascom SMS

Atenta ao crescimento do número de casos de Meningite Viral registrados nas últimas semanas epidemiológicas, a Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (GVDATNT) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma ação pontual de vacinação na Escola Municipal João Feitosa, localizada no bairro do Rio Novo. A movimentação na unidade escolar refletiu a preocupação que tomou conta da comunidade do Rio Novo na última semana, quando uma aluna de 7 anos foi a óbito em decorrência da doença.

Para evitar a proliferação do vírus e reforçar a imunidade das crianças contra as demais agravos preveníveis da infância, foram disponibilizadas, além das vacinas da Meningocócica C e a CWY – de reforço contra a doença – doses contra a Covid -19, HPV, Influenza, Antitetânica, Hepatite B, Tríplice Viral e dTPA.

“A orientação da SMS é atingir o máximo de cobertura em todas as vacinas do calendário vacinal, especialmente da população infantil e idosos, que são mais vulneráveis. E também reforçar a importância da vacinação, na prevenção dessas e outras vacinas que ajudam a evitar consequências graves como a que ocorreu aqui”, destacou a enfermeira Arly Santa Maria.

A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e apoio da Gerência de Imunização do município, teve como objetivo fazer o bloqueio vacinal contra o agravo, resguardando a saúde a saúde da comunidade escolar e da população do entorno da unidade.

“Foi uma fatalidade, mas abalou todo mundo ver uma criança saudável, amorosa e participativa passar por isso. Porém, isso foi um alerta, tanto para nós quanto para os pais, para que a gente procure chamar a atenção dos responsáveis para resgatar o cuidado com a atualização do cartão vacinal dos nossos alunos”, ressaltou a diretora da unidade escolar, Suely Barbosa.

Suely conta que, logo que tiveram conhecimento sobre a motivação do óbito da aluna e acionaram as autoridades das áreas da Saúde e da Educação, foram prontamente atendidos, com todas as medidas necessárias.

Além da vacinação no local – para os 290 alunos, funcionários da unidade e comunidade do entorno da unidade – uma equipe da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da SMS fez uma visita técnica à escola, aproveitando a mobilização para esclarecer dúvidas e orientar os pais.

“Essas famílias estão amedrontadas com o que aconteceu, por isso, fizemos uma apresentação sobre o agravo, informando sobre os sintomas, esclarecendo dúvidas e orientando que, logo que os primeiros sinais surjam, procurem uma unidade de saúde para a devida avaliação médica”, afirmou a técnica Ana Patrícia Ramos, que integrava a equipe da CVE no local, composta também pelas técnicas Audrey Gerônimo e Verlane Moura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp