Alagoas Mais Digital promete modernizar serviços públicos e gerar economia até 2028
Projeto aprovado pelo BID busca ampliar a satisfação dos cidadãos e reduzir custos através da digitalização
Em novembro, o governador Paulo Dantas se encontrou com representantes do BID para avaliar o progresso do programa Alagoas Mais Digital. - ©Thiago Sampaio / Agência Alagoas
O programa Alagoas Mais Digital, implementado pelo Governo do Estado, tem como meta aprimorar a prestação dos serviços públicos, alcançando 69% de satisfação dos cidadãos até 2028. A iniciativa também pretende reduzir em 24% as dificuldades no uso das ferramentas digitais e gerar uma economia de R$ 35,5 milhões através da digitalização.
Com investimentos de US$ 28,8 milhões – sendo US$ 15 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e US$ 13,8 milhões do Tesouro Estadual – o projeto está estruturado em três áreas principais: governança digital e cibersegurança, digitalização de serviços públicos e modernização na saúde e educação.
O programa prevê a criação de um portal único de serviços digitais, com sistema seguro de autenticação e um aplicativo móvel que permite resolver demandas de qualquer lugar. Também serão realizadas capacitações para servidores e investimentos em cibersegurança, aumentando a eficiência e confiabilidade dos serviços.
“O Alagoas Mais Digital vai transformar a relação entre o poder público e a população, tornando os serviços mais ágeis e acessíveis”, destacou o secretário de Planejamento, Phelipe Gabriel Clementino Vargas.
Com o evento de lançamento oficial “Kick Off Alagoas + Digital” marcado para o dia 19, o governo busca sensibilizar servidores e apresentar os impactos esperados do programa, consolidando a modernização tecnológica no estado.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Governo de Alagoas (@governodealagoas)
*Informações Agência Alagoas