As inscrições para a Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) de 2024, um dos principais eventos de divulgação e popularização da ciência em nosso estado, encerram-se neste domingo (18). As inscrições devem ser feitas pelo site https://evento.ufal.br/sinpete2024/inscricao.
Tendo como tema “Inovação Sustentável: Educação, Tecnologia e Empreendedorismo para a Conservação dos Biomas Brasileiros”, a Sinpete será realizado no período de 16 a 22 de outubro de 2024, nas cidades de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, sendo que o Concurso de Ideias e Pesquisas Inovadoras ocorrerão nas três primeiras.
Interessados terão a opção de se inscrever em três editais: o de concursos e ideias inovadoras, onde estudantes e professores apresentarão projetos/pesquisas com soluções para demandas educacionais, sociais e ambientais; o de propostas formativas, onde professores da Educação Básica ministram minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas ou lançam livros; e o de comunicação oral/exposição pôsteres, também voltado para professores.
Neste mesmo site e no mesmo prazo, as escolas também podem inscrever turmas de 15 a 45 estudantes acompanhados de, no mínimo, dois servidores da instituição para visitação guiada no evento. As visitações acontecem nos seguintes polos:
Maceió – Ufal - Campus A. C. Simões (Hall da Reitoria e Unidades Acadêmicas da Ufal);
Arapiraca – Ufal - Campus de Arapiraca (Prédio Centra e Complexo de Ciências Médicas e Enfermagem;
Delmiro Gouveia – Ufal - Campus do Sertão (Sede);
Santana do Ipanema – Ufal - Unidade Educação de Santana do Ipanema.
Concurso de Ações Inovadoras
Um dos principais eventos da Sinpete é o Concurso de Ações Inovadoras, que expõe projetos que apresentam potencial para solucionar problemas científicos, educacionais, sociais ou ambientais, por meio da ciência, tecnologia e empreendedorismo.
Em 2023, 13 projetos de oito escolas estaduais foram premiados no Concurso de Ações Inovadoras. A professora Tatiane Omena foi orientadora de dois projetos premiados e aponta os benefícios de se participar do evento. “A Sinpete abre as portas da universidade para as escolas, é gratificante, uma experiência ímpar em todos os sentidos. Nossos alunos adquirem conhecimento importante para a sua formação, passam a ter mais desenvoltura em apresentações ao vivo e trocam experiências com outros estudantes”, pontuou Tatiane.