30/06/2024 às 18h25min - Atualizada em 30/06/2024 às 18h25min

Mamulengo das Alagoas se lança pré-candidato a Vereador por Maceió

Com o foco na defesa da cultura em Maceió Mamulengo das Alagoas busca apoio do seguimento cultural de Maceió

Por Assessoria
Reprodução

Celio Herculano da Silva, mais conhecido como Mamulengo das Alagoas, cresceu no ambiente cultural rico de Alagoas. Desde criança, Celio esteve imerso na música e na dança nordestina, ouvindo forró, lambada e diversos outros ritmos. Seu interesse pelo universo cultural nordestino foi incentivado por seu vizinho, que o levava para assistir apresentações de pastoris e coco de roda. Esse envolvimento despertou em Celio a paixão pela cultura e a vontade de criar sua própria história cultural.

Início na Carreira Artística

Desde jovem, Celio participava das quadrilhas juninas e construía palhações para as festividades. Seu talento e dedicação o levaram a ser convidado para se apresentar em bailes e hotéis de Maceió, incluindo a famosa casa de forró "Lampião". Foi lá que ganhou o apelido de "Mamulengo" devido à sua maneira molenga de dançar, dado pelo zabumbeiro Edinho.

Criação da Banda Os Mamulengos do Forró

Em 1988, nasceu oficialmente Mamulengo das Alagoas. Celio, junto com outros músicos, começou a se apresentar regularmente na casa de forró Lampião, onde criou a famosa "Dança da Boneca". A combinação única de música e performance cativou o público, e Celio levou essa energia para apresentações em hotéis como Jatiúca, Melia e Maxubara, encantando turistas e locais.

Expansão e Reconhecimento

A banda Os Mamulengos do Forró não parou por aí. Eles expandiram suas apresentações para casas de shows, festas de casamento, eventos comemorativos, prefeituras e programas de TV locais e nacionais. O enredo do grupo é autoral e conta a história de um boneco que ganha vida com o som do forró. A batida da zabumba, o balanço do triângulo e o estremecer da sanfona trazem o boneco à vida, criando um espetáculo único e vibrante.

Contribuições Artísticas e Culturais

Mamulengo é filho de um artista plástico e uma costureira, que ajudaram a dar vida ao personagem do boneco e sua boneca de pano. Celio Herculano é também o criador da coreografia da "Dança da Boneca", registrada pela Sociedade Brasileira dos Autores Teatrais do Brasil (SBAT). Sua trajetória é um exemplo de dedicação à preservação e promoção da cultura nordestina através da música e da dança.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp