20/09/2023 às 00h39min - Atualizada em 20/09/2023 às 00h39min

Ação do IMA coleta mais de meia tonelada de resíduos sólidos na praia do Sobral

Atividade mobilizou técnicos do órgão e de instituições parceiras, além banhistas que estavam no local

Da Redação
Iniciativa integra o projeto Nossa Praia, ministrado pela Gerência de Educação Ambiental (GEDAM) do IMA | Foto: Ascom IMA

No último sábado, 16 de setembro, em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza (World CleanUp Day), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou um mutirão de limpeza na praia do Sobral, situada no bairro do Trapiche da Barra.  Durante essa iniciativa foram recolhidos 610 kg de resíduos sólidos. Com o objetivo de alertar a população sobre a crise dos resíduos mal geridos, a atividade mobilizou não só técnicos do órgão como instituições parceiras e banhistas que estavam no local.

Além do Coletivo Praia Limpa, a Secretaria do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (Sedics) também participou, com outros colaboradores, das diversas atividades realizadas, que contaram com um alongamento inicial, oficina de pintura de ecobag, distribuição de sacolas biodegradáveis e sorteio de brindes. 

A iniciativa integra o projeto Nossa Praia, ministrado pela Gerência de Educação Ambiental (GEDAM) do IMA, que mobiliza a limpeza e preservação de praias de diversas localidades do estado de Alagoas. A mobilização ocorre como parte da programação do Setembro Verde. Já o World CleanUp Day é uma data celebrada no terceiro sábado do mês de setembro, a atividade é coordenada pela organização global Let’s Do It! World e incentiva o trabalho voluntário em prol do meio ambiente. 

Os mascotes Doroty, uma tartaruga, e Astro, um peixe-boi, marcaram presença como uma forma lúdica de representar a fauna. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes, contando com a participação do público de todas as idades. 

Reprodução/Ascom IMA

Até mesmo crianças participaram do mutirão de limpeza, como forma de ensinar boas práticas ambientais desde pequeno. “As crianças são os nossos maiores multiplicadores de boas ações, elas contribuíram em todas as etapas do evento”, contou Keiliane Sara, bióloga e assessora técnica do IMA.

A população pode contribuir individualmente com essa iniciativa descartando os resíduos no local correto, contribuindo com os mutirões de limpeza realizados pelo IMA. Além disso, é necessário se adequar ao consumo consciente com pequenas atitudes, como recusar sacolas plásticas e utilizar ecobag, por exemplo.

Além do Coletivo Praia Limpa e a Sedics, participaram da ação as instituições: Paraíso das Águas, Corpo de Bombeiros ( Salvamento Aquático), Grupo da Igreja Batista Renovada, Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Trapiche da Barra (ASSCOMAT) e Norvinco Embalagens.

Reprodução/Ascom IMA
 

A limpeza de praias é uma medida importante para proteger o meio ambiente marinho e preservar a biodiversidade costeira.

A poluição por resíduos sólidos nas praias é um problema global que afeta não apenas a estética, mas também a saúde dos ecossistemas marinhos e a segurança das pessoas que frequentam as praias. A coleta e a disposição adequada desses resíduos são fundamentais para evitar danos à vida marinha e ao meio ambiente.

É importante que a sociedade esteja ciente da importância da preservação das praias e do oceano, bem como da necessidade de reduzir a produção de resíduos e adotar práticas mais sustentáveis em nossas vidas diárias. Além disso, iniciativas como a do IMA devem ser reconhecidas e apoiadas para garantir a manutenção da limpeza e da saúde das praias.

*Com informações da Ascom IMA


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp