26/04/2023 às 03h00min - Atualizada em 26/04/2023 às 03h00min

SSP cria observatório de segurança para combater violência nas escolas

Ações e estudos serão desenvolvidos de forma integrada pelas forças de segurança

Por Agência Alagoas
Ações e estudos serão desenvolvidos de forma integrada pelas forças de segurança - Foto: Ascom PMAL

Com objetivo de reprimir e prevenir casos de violência em ambientes escolares de Alagoas, a Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP) instituiu um observatório que irá realizar pesquisas, coletar dados e sistematizar as informações sobre a violência nas escolas. A portaria que cria o observatório foi publicada na edição desta terça-feira (25) do Diário Oficial do Estado.

 

As ações têm como foco o desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos ou programas de segurança escolar, através da articulação com os órgãos da segurança pública, segmentos da educação, esporte e cultura, sistema de justiça, instituições de ensino superior, comunidade e demais parceiros.

 

A Chefia de Articulação Política e Prevenção da SSP coordenará todos os trabalhos, que contarão ainda com a coordenação de ações institucionais, por meio da Chefia de Articulação de Polícia Comunitária.

 

Segundo o major Iran Rego, Chefe de Articulação Política da SSP, o observatório surgiu como forma de entender os fenômenos que vinham acontecendo em todo o país em decorrência de ataques e ameaças em escolas. Os trabalhos irão auxiliar o levantamento de dados e a possibilidade de saber o que ocorre nas escolas e assim propor ações de combate e prevenção.

 

“Vamos monitorar e entender o que está acontecendo, acompanhando não só suspeitas de ataques como também casos de agressão entre alunos e professores, bullying e cyberbullying. Iremos aplicar questionários junto aos professores e diretores e entender como ocorrem essas situações de distúrbios nas comunidades escolares do estado”, explicou.

 

Entre as ações previstas para o observatório, estão a produção de conhecimento sobre o fenômeno da violência nas escolas para identificar tendências e assim poder realizar ações de contra resposta, monitoramento de ações, execução de projetos e programas em andamento, compartilhando e difundindo as boas práticas, além de promover capacitações e produzir informações qualificadas que auxiliem na tomada de decisão sobre ações relacionadas à comunidade escolar.

 

Dentro do escopo de trabalho, as forças de segurança atuarão de forma integrada e os setores relacionados à pesquisa e análises estarão envolvidos em todos os trabalhos desenvolvidos.

 

Em outra frente, haverá a integração de pesquisas e dados por meio de articulações com o Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretarias de Estado, como Educação, Esporte e Cultura, além de universidades e conselhos representativos da sociedade civil em geral.

 

Para o secretário de Gestão Interna da SSP, José Carlos dos Santos, a criação do observatório é positiva e garantirá melhoria das políticas públicas voltadas à prevenção no âmbito escolar.

 

 

“A instituição do observatório é importante porque visa à pesquisa, coleta e organização de dados, que são fundamentais para subsidiar a SSP na tomada de decisões voltadas a garantir segurança na comunidade escolar. O observatório será composto por todas as forças de segurança e acredito que será extremamente útil no planejamento das ações preventivas e repressivas da violência escolar”, disse. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp