22/04/2023 às 18h43min - Atualizada em 22/04/2023 às 18h43min

Cientistas descobrem fungos que podem decompor plástico em apenas 140 dias

A descoberta foi feita por uma equipe da Universidade de Sydney, na Austrália, que descreveu o trabalho como um "salto importante" para desenvolver maneiras biológicas práticas de tratar resíduos

Redação
Por Globo.com
(Amira Samat/University of Sydney/Deanna Kelly/Getty Images/Montagem sobre reprodução) - Crédito: Super Abril
Cientistas descobriram novas duas cepas de fungos que são capazes de decompor plásticos resistentes em apenas 140 dias. O experimento foi realizado com o plástico do tipo polipropileno, material usado para tampas de garrafas e recipientes de alimentos - e que pode levar centenas de anos para se degradar na natureza.
 
Em laboratório, os fungos Aspergillus terreus e Engyodontium album foram capazes de decompor entre 25% e 27% das amostra de plástico após 90 dias. Após 140 dias, todo o material foi completamente decomposto. Os testes mostraram que, juntos, os dois fungos podem decompor grânulos e filmes finos de polipropileno, junto com folhas de polipropileno revestidas com alumínio.
 
A descoberta foi feita por uma equipe da Universidade de Sydney, na Austrália. A equipe descreveu o trabalho como um "salto importante" para projetar maneiras biológicas práticas de tratar resíduos plásticos, segundo Science Alert. "É a maior taxa de degradação relatada na literatura que conhecemos no mundo", disse o engenheiro químico da Universidade de Sydney, Ali Abbas, ao Australian Broadcasting Corporation.
 
Embora possa ser um recorde de velocidade de decomposição de plástico por fungos, pesquisadores já identificaram mais de 400 microrganismos que são capazes de degradar o plástico naturalmente. "Estudos recentes sugerem que alguns fungos podem até degradar alguns dos 'produtos químicos eternos' como o PFAS, mas o processo é lento", explica o microbiologista Dee Carter, da Universidade de Sydney.
 
“Precisamos apoiar o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem disruptivas que melhorem a circularidade dos plásticos, especialmente as tecnologias que são impulsionadas por processos biológicos”, acrescenta.
 
Embora os pesquisadores ainda não saibam exatamente como os fungos fazem a digestão do plástico – esse pode ser o foco de pesquisas futuras – a ideia é que os microrganismos degradam materiais como o plástico em moléculas mais simples que podem absorver ou excretar.
 
Abbas diz que o método pode ser ampliado como qualquer processo de fermentação, mas acrescenta que sua equipe ainda não otimizou o suficiente para trabalhar em escala industrial. "O método também não substitui os esforços para reduzir o desperdício de plástico", diz ele.

*Leia mais em: 
https://epocanegocios.globo.com/
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp