21/04/2023 às 18h48min - Atualizada em 21/04/2023 às 18h48min

Criar o hábito de fazer exercícios pode demorar até 7 meses, aponta estudo

Pesquisa analisou dados de mais de 30 mil pessoas, que se exercitaram ao longo de quatro anos. Confira.

Por Super Interesante
(Patrik Giardino/Getty Images)
No estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas analisaram dois hábitos: fazer exercícios e lavar as mãos. Para isso, usaram dados de dois grupos diferentes. O primeiro tinha 30 mil frequentadores de academia, que se exercitaram cerca de 12 milhões de vezes durante quatro anos. No segundo, havia 3 mil funcionários de hospitais, que lavaram as mãos 40 milhões de vezes em quase 100 turnos.

Essas informações foram parar em uma ferramenta à base de machine learning (“aprendizado de máquina”: submeter um software a uma quantidade absurda de dados para que ele passe a identificar padrões). O objetivo era identificar em que momento os comportamentos dos participantes viraram hábitos de fato (ou seja, tornaram-se previsíveis para o algoritmo)

Os dois grupos demoraram tempos diferentes para incorporar seus hábitos, contrariando a ideia de que pode haver um “número mágico” em comum. Os pesquisadores descobriram que, normalmente, manter uma rotina de exercícios leva entre quatro e sete meses; por outro lado, foi uma questão de semanas até que os profissionais de saúde começassem a lavar as mãos rotineiramente no hospital.

Os pesquisadores analisaram se havia alguma relação entre os hábitos com a hora e o dia em que as atividades eram feitas. Eles identificaram que 69% dos que faziam exercícios desenvolveram o costume de ir sempre nos mesmos dias, com segunda e terça sendo os mais populares. E que, quanto mais tempo tivesse passado desde a última ida à academia, menores as chances de o indivíduo desenvolver uma rotina.

Mas é claro: o estudo ressalta que, para criar um novo hábito, vários fatores individuais precisam ser levados em conta, como o seu comportamento, o tempo e esforço demandados – e o gatilho que desencadeia tudo isso. Ou seja: é algo bem complexo que um número mágico de dias.

Leia mais em: 
https://super.abril.com.br/
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp