12/04/2023 às 18h30min - Atualizada em 12/04/2023 às 18h30min

Denúncia: Moradores do Pontal da Barra denunciam seguidas mortes de gatos por envenenamento

Animais estão sendo envenenados no Pontal da Barra, em Maceió - Veja mais detalhes sobre o caso

Por Jornalista Bruno Vital
Redação
Alguns dos gatos encontrados mortos - Fotos: Reprodução/@pontalordinario
Moradores do bairro do Pontal da Barra na cidade Maceió, denunciam o aparecimento de vários gatos mortos com sinais de envenenamento, em diversas localidades do bairro. Nos últimos dias, ao menos seis animais foram encontrados sem vida. A maioria dos casos foram registrados em fotos ou vídeos*.
 
Se somar os testemunhos dados por pessoas em grupos de troca de mensagens, esse problema não é de agora, mas nos últimos dias foram encontrados vários gatos mortos. De acordo com os tutores dos animais, desconfiam de alguns suspeitos, mas ainda não existem provas, e por isso pedem ajuda da polícia, para investigar e identificar os autores dos envenenamentos em série.

Veja também, a repercussão nas redes sociais:

 


Os moradores esperam que as autoridades resolvam logo essa questão, pois os casos são muito frequentes e estão deixando todos muito apavorados. “E não acontece somente com gatos, parece que tem casos de envenenamento com cachorros também”. Disse uma moradora.

 

"Isso é muito triste, alguém fazer isso com um ser tão inocente, como são os animais que não sabem se defender dos humanos. Eu tenho 3 gatos e temo por eles", lamentou a dona de casa, moradora do Pontal.


Segundo outra moradora, que registrou um BO na delegacia, essa não é a primeira vez que episódios de envenenamento acontecem na região, mas dessa vez a denúncia foi formalizada na polícia. Com medo, ela não quis se identificar.

 
O que fazer em casos de maus-tratos aos animais

 
Ligue para o Disque denúncia 181 é um importante canal de comunicação sigilosa entre a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas e a população. As denúncias são registradas em um sistema informativo que funciona 24 horas por dia. Não é preciso se identificar e nenhuma informação do seu dispositivo será registrada.

Ou ligar para o Disk Denúncia Vigilância de Zoonoses que funciona pelo telefone (82) 98882-8240 (WhatsApp) ou pelo fixo (82) 3312-5485. O atendimento é de segunda a sexta, das 08h às 16h, e no sábado e no domingo das 08h às 14h (exceto feriados).
 

 Lei Federal 9.605/98 – dos Crimes Ambientais

 
O Art. 32º da Lei Federal 9.605/98, dos Crimes Ambientais, define que é crime “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é de detenção, de três meses a um ano, e multa.
  • 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
  • 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp