Moradores dos bairros Feitosa e Jacintinho, em Maceió, bloquearam a Avenida Juca Sampaio, próximo ao Colégio Adventista no Barro Duro, no início da noite desta terça-feira (25) em protesto contra falta d'água no bairro. Manifestantes alegam estar sem água há pelo menos dois meses.
“Estamos protestando, pois estamos há mais de 2 meses sem água. A BRK já veio aqui várias vezes. Dizem que vão resolver e não mandam ninguém, ou quando vêm, tiram foto e não fazem nada”, explica Sabrina Salvador, moradora da Rua Santa Isabel.
Os moradores da Rua Santa Isabel, no Loteamento Santa Madalena, no bairro do Feitosa bloquearam a principal via que liga o bairro do Feitosa ao Jacintinho, queimaram pneus, galhos e outros objetos.
A manifestação causou grande fila de carros nas redondezas. Passageiros de ônibus desceram dos coletivos para evitar o congestionamento causado pelos manifestantes. Cerca de 30 ônibus se enfileiraram devido ao protesto.
Ainda de acordo com moradores, a conta de água continua chegando. “A conta chega, todo mês chega, sem falta. São mais de 500 casas sem água para absolutamente nada”, protesta José Glaucio Pereira.
Segundo o Tenente Teixeira, do Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, a unidade está aguardando um diagnóstico mais preciso. “Nesse caso é uma especificidade, apenas essa rua e sua travessa está enfrentando problema de abastecimento” explicou. “Uma equipe de varredura foi acionada, mas só podem realizar esse trabalho em um horário de fluxo mais baixo de utilização da água, no caso de madrugada. Mas articulamos com a BRK, que está fazendo esse processo de diagnóstico há cerca de uma hora”, complementou.
A Polícia Militar já entrou em acordo com os moradores e aguarda a chegada do Corpo de Bombeiros para apagar as chamas e liberar a via.
Em nota, a companhia informou que mobilizou equipes operacionais para verificar o sistema de distribuição. Os dois poços foram encontrados paralisados por falta de energia e a Equatorial foi acionada. Disse ainda que o fornecimento de água será restabelecido assim que as providências necessárias forem tomadas.
Nota
"A BRK informa que entrou em contato com o Gerenciamento de Crise da PM para entender a situação apresentada pelos moradores e já mobilizou equipes operacionais para uma vistoria no sistema de distribuição de água que atende a região. A partir da identificação das causas da instabilidade do abastecimento, a empresa tomará todas as providências necessárias para regularizar o fornecimento de água na localidade."