Alagoas alcançou, nos cinco primeiros meses de 2026, o menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) desde o início da série histórica da Segurança Pública, em 2012. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (2) pelo governador Paulo Dantas, durante coletiva realizada no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
De acordo com informações do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o estado registrou 364 homicídios entre janeiro e maio deste ano, contra 1.000 ocorrências no mesmo período de 2012, representando uma redução histórica de 63,6%.
Os números também revelam quedas expressivas em comparação aos anos seguintes da série histórica. Em relação a 2013 e 2014, a redução foi de 61,7% e 63,3%, respectivamente.
Outro dado destacado pelo Governo de Alagoas foi o desempenho registrado no mês de maio de 2026, que contabilizou 73 mortes violentas, tornando-se o mês menos violento desde o início do levantamento estatístico.
Na comparação com maio de 2025, a redução foi de 20,7%. Já em relação aos primeiros anos da série histórica, a queda supera os 60%.
Durante a apresentação dos indicadores, o governador anunciou que os agentes envolvidos na operação que resultou na morte de Paulo Donizeti, apontado pelas forças de inteligência como um dos criminosos mais procurados do país e líder de ataques a bancos e carros-fortes, serão homenageados com a Medalha do Mérito Marechal Deodoro da Fonseca.
Segundo Paulo Dantas, os resultados obtidos na segurança pública são consequência dos investimentos realizados pelo Estado.
“Investir em segurança pública não é apenas comprar armamentos, construir CISPs ou adquirir tecnologia. O maior investimento é feito nos homens e mulheres que trabalham diariamente para proteger a população”, afirmou.
O governador também confirmou a convocação do cadastro de reserva do concurso para delegado da Polícia Civil, ampliando o efetivo da segurança pública estadual.
Outro dado considerado positivo pela SSP foi a ausência de registros de feminicídios nos meses de abril e maio deste ano.
A informação reforça os resultados das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher implementadas pelo Governo de Alagoas, embora as autoridades ressaltem a necessidade de continuidade das ações preventivas e repressivas.
As duas maiores cidades alagoanas também registraram redução nos índices de violência.
Os dados da SSP apontam que 21 municípios alagoanos estão há mais de 200 dias sem registrar homicídios.
Os destaques são:
O secretário executivo de Segurança Pública, Patrick Madeiro, destacou que municípios historicamente afetados pela criminalidade também apresentam avanços significativos.
Um dos exemplos citados foi Rio Largo, que completou 66 dias sem registro de homicídios.
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, atribuiu os resultados ao trabalho conjunto entre as forças policiais.
“A integração e a inteligência das forças de segurança são o lema da nossa gestão”, destacou.
Já o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, Paulo Amorim, informou que as operações policiais resultaram na retirada de circulação de mais de mil armas de fogo, apreensão de 38 toneladas de drogas e prisão de mais de 31 mil pessoas envolvidas em diversos tipos de crimes.
📉 63,6% de redução nos homicídios em comparação a 2012
📉 73 mortes violentas em maio de 2026, menor marca da série histórica
👮 Mais de 31 mil prisões realizadas
🔫 Mais de mil armas apreendidas
🚔 38 toneladas de drogas retiradas de circulação
🏙️ 21 municípios com mais de 200 dias sem homicídios
Fonte: Agência Alagoas / SSP-AL.