O Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos informou, nesta segunda-feira (20), que solicitou a saída de um “funcionário brasileiro” do território norte-americano. A medida estaria relacionada à atuação do servidor em um caso envolvendo o ex-deputado Alexandre Ramagem.
A manifestação foi publicada na rede social X (antigo Twitter), mas não cita nomes diretamente. Ainda assim, o conteúdo indica que o episódio envolve um delegado da Polícia Federal.
Na publicação, o órgão norte-americano afirmou que o servidor teria tentado contornar mecanismos formais de cooperação jurídica internacional.
💬 Em nota, destacou:
“Nenhum estrangeiro pode manipular nosso sistema de imigração para contornar pedidos formais de extradição e estender perseguições políticas ao território dos Estados Unidos.”
Diante disso, o governo dos EUA solicitou que o brasileiro deixe o país.
Até o momento, nem a Polícia Federal nem o Itamaraty divulgaram posicionamento detalhado sobre o caso.
O ex-deputado Alexandre Ramagem:
Após a condenação, Ramagem deixou o Brasil e passou a viver nos Estados Unidos.
Em abril, o ex-parlamentar chegou a ser preso na cidade de Orlando, na Flórida, após cooperação entre autoridades brasileiras e americanas. Ele, no entanto, foi solto dias depois.
📄 O pedido formal de extradição foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes e encaminhado por meio do Ministério da Justiça.
O episódio pode gerar repercussões nas relações entre Brasil e Estados Unidos, especialmente no que diz respeito à cooperação jurídica internacional e cumprimento de decisões judiciais.
📌 Informações: Agência Brasil