Alagoas ganha novo trecho duplicado da BR-101 com investimento de R$ 70 milhões
Obra entregue por Paulo Dantas e Renan Filho melhora mobilidade em São Miguel dos Campos
A obra foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (27). - Foto: Edvan Ferreira
Quem trafega pela BR-101 em São Miguel dos Campos já conta com mais segurança, fluidez e mobilidade. Foi entregue, na manhã desta sexta-feira (27), o novo trecho duplicado da rodovia na travessia urbana do município.
A obra foi inaugurada pelo governador Paulo Dantas e pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.
Com investimento de R$ 70 milhões, viabilizados pelo Governo Federal por meio do Novo PAC, o trecho duplicado conta com:
✔️ 10 quilômetros de pista dupla ✔️ Serviços de terraplenagem e pavimentação ✔️ Sistema de drenagem
✔️ Obras complementares
O projeto também incluiu a construção de uma ponte sobre o Rio São Miguel, passagens inferiores e a eliminação de um ponto crítico na região da Usina Caeté.
A execução ficou sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
📈 Desenvolvimento e infraestruturaDurante a entrega, Paulo Dantas destacou o impacto da obra para o crescimento do estado:
💬 “A duplicação da BR-101 avança em vários trechos, o que é fundamental para o desenvolvimento de Alagoas. Esse resultado é fruto de planejamento estratégico”, afirmou.
O governador também ressaltou investimentos paralelos no município, incluindo obras de saneamento e mobilidade urbana.
⏳ Obra aguardada por anosO ministro Renan Filho lembrou que o trecho enfrentou um longo período de paralisação:
💬 “Essa obra teve a marca do atraso, pois ficou parada por 17 anos. Agora tem a marca da entrega. Hoje, o trecho está totalmente liberado”, destacou.
Ele também anunciou a meta de concluir a duplicação completa das rodovias federais em Alagoas até 2026.
🌎 Impacto regionalA BR-101 é uma das principais rodovias do país, com cerca de 4,3 mil quilômetros de extensão, conectando regiões do Sul, Sudeste e Nordeste.
Em Alagoas, a via é estratégica para:
✔️ Integração entre municípios ✔️ Escoamento da produção ✔️ Fortalecimento da agroindústria
✔️ Impulso ao turismo
O prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, destacou a importância da obra:
💬 “A duplicação melhora a qualidade de vida não só dos miguelenses, mas de todos que trafegam pela rodovia. Hoje vemos um sonho se tornar realidade.”
👥 Presença de autoridadesA solenidade contou com a participação de diversas lideranças políticas, como os senadores Renan Calheiros e Fernando Farias, além de deputados, prefeitos e representantes da sociedade civil.
📌 Fonte: Agência Alagoas