O verde começa a transformar definitivamente a paisagem do Renasce Salgadinho. A maior obra ambiental já executada em Maceió entra em sua reta final com o avanço da arborização e da urbanização, consolidando um novo cenário urbano às margens do riacho.
Nesta semana, foram iniciados os plantios de árvores de pequeno porte ao longo da avenida. A intervenção ambiental ganha ainda mais força com o plantio de 80 palmeiras, com alturas entre dois e seis metros. No início de março, chegam as árvores de grande porte, ampliando o impacto paisagístico e ambiental do projeto.
Ao todo, serão mais de 300 árvores, distribuídas em mais de 14 espécies, entre elas ipês, goiabeiras, pata-de-vaca e palmeiras.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, o projeto já cumpre plenamente sua função ambiental.
“O Renasce Salgadinho já está com a drenagem totalmente concluída e em pleno funcionamento. Agora, avançamos na urbanização e na arborização, que dão vida ao espaço. Estamos entregando áreas verdes, praças, ciclovia e equipamentos públicos que melhoram a qualidade de vida das pessoas”, destacou.
Com a drenagem 100% executada e cerca de 75% da urbanização concluída, o investimento soma aproximadamente R$ 92 milhões, beneficiando diretamente mais de 300 mil pessoas.
Além da arborização, seguem os serviços de:
✔️ Execução de calçadas e meio-fio
✔️ Implantação de áreas gramadas
✔️ Construção de ciclovia em toda a extensão
✔️ Instalação de equipamentos de ginástica e playground
✔️ Seis travessias e sete decks de contemplação
✔️ Cinco praças suspensas sobre o riacho, sendo três com piso de vidro e duas com fontes interativas
✔️ Construção da comporta na foz do Salgadinho
O projeto também contempla pavimentação, paisagismo e recuperação das vias do entorno, com equipes da Secretaria de Infraestrutura atuando diariamente para acelerar a entrega do novo espaço.
O Renasce Salgadinho representa não apenas uma obra de infraestrutura, mas uma transformação ambiental e urbana de grande escala. A iniciativa devolve à população uma área antes degradada, agora requalificada com foco em sustentabilidade, mobilidade e convivência social.
A expectativa é que, com a conclusão da urbanização e do paisagismo, o espaço se consolide como novo cartão-postal e polo de lazer da capital.
📍 Fonte: Ascom GVP