27/01/2023 às 19h57min - Atualizada em 27/01/2023 às 19h57min

Genocídio indígena: garimpo ilegal está matando crianças Yanomami e não é de hoje…

Nos últimos quatro anos, a expansão do garimpo ilegal na Amazônia provocou centenas de mortes na maior Terra Indígena do país

Green Peace
Protesto de povos indígenas contra o garimpo ilegal em abril de 2022 - Foto: Reprodução
Neste exato momento, cerca de 20 mil garimpeiros ilegais estão dentro da Terra Indígena Yanomami poluindo rios, destruindo florestas e ameaçando a existência de um povo ancestral, com claros impactos sobre a saúde e o modo de vida desta população. A crise humanitária que assola a maior terra indígena do país – vitimando principalmente crianças – não é novidade e se arrasta desde a década de 70. Nos últimos anos, foram mais de 60 alertas realizados pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana.



“O avanço da malária e da desnutrição dentro do território Yanomami já foi apontado por diversos especialistas, entre eles os da Fundação Oswaldo Cruz, confirmando a relação direta com o avanço do garimpo ilegal. Além de promover a destruição das florestas e dos rios da TI Yanomami, a atividade garimpeira impacta diretamente na desorganização do modo de vida dos povos indígenas presentes no território, e assim compromete a capacidade desses grupos produzirem seus próprios alimentos”, explica o porta-voz da campanha da Amazônia do Greenpeace Brasil, Danicley de Aguiar, que acompanha a temática há mais de 20 anos na Amazônia.



O  garimpo ilegal é um inimigo antigo do povo Yanomami, mas em função do discurso pró garimpo e das ações e omissões do governo Bolsonaro, a atividade se expandiu de forma devastadora. Segundo dados levantados pelo Sistema de Monitoramento do Garimpo Ilegal da Hutukara Associação Yanomami, entre 2019 e 2021, a área garimpada irregularmente na TI Yanomami aumentou 1.963%, em comparação com os dez anos anteriores, deixando um rastro de destruição e mortes.


Este conteúdo foi originalmente publicado em: www.greenpeace.org 
Leia a matéria completa em: 
Genocídio indígena: garimpo ilegal está matando crianças Yanomami e não é de hoje, Green Peace Brasil.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp