O Governo de Alagoas deu início, nesta semana, a uma missão institucional internacional em Portugal, com foco na ampliação de parcerias estratégicas nas áreas de educação superior, ciência, tecnologia e inovação. A agenda começou no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), referência internacional em pesquisa e cooperação acadêmica. 🇧🇷🤝🇵🇹
Logo no primeiro dia, a comitiva alagoana conheceu a estrutura do ISCSP, seus Centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e os programas de cooperação mantidos com instituições de diversos países, reforçando o intercâmbio científico e institucional.
Durante a imersão acadêmica, os representantes do estado tiveram contato com pesquisas nas áreas de:
As temáticas dialogam diretamente com políticas públicas já desenvolvidas em Alagoas, abrindo caminho para acordos de cooperação científica, projetos conjuntos e intercâmbio acadêmico.
O secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, destacou que a missão marca um avanço histórico no processo de internacionalização das instituições públicas alagoanas.
“Começamos essa missão oficial de Alagoas em Lisboa com todas as instituições públicas de pesquisa e ensino superior do estado. É uma oportunidade de aprender, trocar experiências e buscar conhecimento com uma instituição que coopera com o mundo inteiro”, afirmou.
O presidente do ISCSP-ULisboa, Ricardo Ramos, ressaltou a importância da aproximação entre as instituições.
“É uma honra receber a comitiva de Alagoas. Essa parceria pode gerar pesquisas, formações e recomendações para políticas públicas que impactem positivamente a qualidade de vida da população”, pontuou.
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aline Rodrigues, afirmou que a missão deve gerar frutos concretos para o ensino e a pesquisa em Alagoas.
“Já vislumbramos novas parcerias que fortalecem ações existentes e ampliam a cooperação científica com a Universidade de Lisboa”, destacou.
A reitora da Uncisal, Pollyana Almeida, reforçou o impacto da missão para a área da saúde:
“A internacionalização amplia as possibilidades de pesquisas conjuntas e formação qualificada, com reflexos diretos na saúde pública e na qualidade de vida da população.”
Já o reitor do Ifal, Carlos Guedes, enfatizou o papel dos intercâmbios na formação dos estudantes:
“Essa iniciativa fortalece a educação pública e cria oportunidades reais para nossos discentes contribuírem com o desenvolvimento do estado.”
O reitor da Uneal, Odilon Máximo, avaliou o primeiro dia como altamente produtivo e apontou perspectivas de cooperação em áreas como educação inclusiva, gênero, violência contra a mulher e pós-graduação.
O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, destacou o potencial das parcerias institucionais:
“Vimos inúmeras possibilidades de cooperação com impacto direto na pesquisa e na inovação em Alagoas.”
O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, contextualizou o momento positivo vivido pelas universidades alagoanas e ressaltou o apoio do Governo do Estado, da Fapeal e da Secti no fortalecimento da pós-graduação e da produção científica.
“Essa aproximação com instituições de excelência internacional reposiciona Alagoas no cenário científico global”, afirmou.
A missão institucional segue até o dia 14, com uma série de agendas voltadas à consolidação de parcerias com instituições estratégicas do sistema português de ciência, tecnologia e inovação, ampliando oportunidades de:
Ascom Secti | Ascom Serfi