Alagoas lidera redução da fome no Brasil e conquista Prêmio Brasil Sem Fome

Estado fica em 1º lugar nacional no combate à insegurança alimentar e vira referência em políticas sociais

Por Por Redação*-
3 Min

Alagoas lidera redução da fome no Brasil e conquista Prêmio Brasil Sem Fome
Representando o Governo de Alagoas, a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, participou da solenidade e recebeu o prêmio. - Foto: © Ascom Seades

O estado de Alagoas alcançou um marco histórico ao conquistar o 1º lugar nacional na redução da insegurança alimentar, sendo reconhecido nesta quarta-feira (17) durante a primeira edição do Prêmio Brasil Sem Fome, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A solenidade ocorreu no Teatro Nacional, em Brasília, reunindo autoridades de todo o país.

Representando o Governo de Alagoas, a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, participou da cerimônia e recebeu o prêmio em nome do povo alagoano, destacando o protagonismo do estado no enfrentamento à fome e na promoção da segurança alimentar e nutricional 🤝.

📊 Políticas públicas que geram resultados reais

O reconhecimento nacional é resultado de um conjunto de políticas públicas integradas, que colocaram o combate à fome como prioridade da gestão estadual. Entre as principais ações estão o Cartão Cria, o Programa do Leite, a expansão da rede de Restaurantes Populares, o fortalecimento da agricultura familiar e a atuação permanente do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com os municípios.

Para o governador Paulo Dantas, o prêmio consolida o compromisso do estado com a redução das desigualdades sociais:

“Os números mostram que estamos no caminho certo. Alagoas é o estado que mais reduziu a insegurança alimentar no país. Entre 2022 e 2024, a insegurança alimentar grave despencou de 36,7% para 5%, uma redução de 31,7 pontos percentuais. Além disso, levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) aponta que, nos últimos anos, mais de 400 mil alagoanos saíram da situação de pobreza”.

🌍 Reconhecimento nacional e internacional

A cerimônia contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, além de representantes da Presidência da República, da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), do Congresso Nacional, de organismos internacionais, da sociedade civil e de estados e municípios premiados.

A secretária Kátia Born destacou que o resultado é fruto de trabalho coletivo e gestão eficiente:

“Esse resultado é fruto de planejamento, investimento social e articulação entre governo, municípios e sociedade civil. Alagoas provou que, quando há prioridade política e gestão eficiente, os resultados chegam à população”.

🍽️ Brasil fora do Mapa da Fome

O Prêmio Brasil Sem Fome reconhece iniciativas responsáveis pelos avanços históricos no enfrentamento da fome no país, em um contexto marcado pela saída do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando o papel dos estados que mais contribuíram para esse resultado.


📌 Fonte: Ascom Seades
✍️ Crédito: Beatriz Saldanha / Ascom Seades


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.