Governador Paulo Dantas participa da COP30 em Belém e reforça protagonismo de Alagoas na pauta ambiental

Estado se destaca em transição energética e preservação dos biomas

Por Por Redação*-
3 Min

Governador Paulo Dantas participa da COP30 em Belém e reforça protagonismo de Alagoas na pauta ambiental
Programação da COP30 prevê encontros com líderes globais. | Foto: Paulo Mumia/COP30
📍 Belém (PA) | 🗓️ Segunda-feira, 10 de novembro de 2025

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, participa da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que começou nesta segunda-feira (10), em Belém (PA). O evento reúne líderes mundiais, e o governador integra a comitiva do Consórcio Nordeste, representando os estados da região nos debates sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e transição energética.

“É uma alegria estar na COP30 ao lado do presidente Lula, que tem mostrado ao mundo o protagonismo do Brasil nessa pauta ambiental. O Nordeste tem feito sua parte, e Alagoas vem se destacando com seriedade na transição energética e na preservação de nossos biomas”, destacou Paulo Dantas.


🌍 Encontros com líderes globais e agendas estratégicas

A programação inclui reuniões com instituições internacionais e encontros com bancos de financiamento ambiental, como o KfW Development Bank (Alemanha), que investe em projetos sustentáveis.

Durante a Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo, momento central da conferência, o presidente Lula lidera as discussões, enquanto o presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles (PI), fará pronunciamento representando os governos estaduais.

Paulo Dantas também participará da inauguração do Pavilhão Brasil – “O Momento é de Ação Climática”, organizado pelo Governo Federal, com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).


🌱 Painel sobre Pagamento por Serviços Ambientais

Na terça-feira (11), o governador alagoano será um dos debatedores do Painel sobre Instrumentos Econômicos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), promovido pelos estados do Nordeste.
Ele defenderá mecanismos de incentivo para conservação e recuperação ambiental, além de políticas que integrem economia verde e geração de empregos sustentáveis.

Mais tarde, às 13h, o governador participa da inauguração do Espaço Brasil Nordeste, ao lado de ministros como Renan Filho (Transportes) e Camilo Santana (Educação).

A agenda oficial termina com a plenária de apresentação do Plano Brasil Nordeste de Transição Ecológica (PTE-NE), que propõe uma estratégia conjunta de desenvolvimento sustentável e baixo carbono.


🌎 COP30: marco global pelo clima

Realizada entre 10 e 21 de novembro, a COP30 deve reunir cerca de 50 mil participantes, incluindo chefes de Estado, representantes de 198 países, pesquisadores e membros da sociedade civil.
O encontro celebra 30 anos de debates climáticos globais e busca fortalecer os compromissos do Acordo de Paris (2015), que visa limitar o aquecimento global a 1,5°C até o final do século.


FONTE: Com Agência Alagoas*
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.