Brasileira conquista “Nobel da Agricultura” com solução inovadora para fertilização sustentável

Mariangela Hungria, da Embrapa, é reconhecida internacionalmente por desenvolver tecnologia com microrganismos que substitui fertilizantes químicos e gera bilhões em economia

Por Da Redação*-
2 Min

© Foto: Reprodução/Instagram Mariangelahungria.

A engenheira agrônoma brasileira Mariangela Hungria foi anunciada como vencedora do World Food Prize — o mais importante reconhecimento mundial na área de agricultura, conhecido como o “Nobel da Alimentação”. Pesquisadora da Embrapa, ela foi premiada pelo desenvolvimento de inoculantes biológicos capazes de substituir fertilizantes químicos nas lavouras.

Com mais de 40 anos de dedicação à pesquisa, Mariangela estudou microrganismos como os rizóbios e o Azospirillum brasilense, que potencializam a absorção de nutrientes pelas plantas de forma natural, eficiente e com baixo impacto ambiental. Seu trabalho resultou em soluções aplicadas em mais de 40 milhões de hectares em todo o país.

A tecnologia não apenas aumentou a produtividade das lavouras, como também gerou uma economia estimada em R$ 127 bilhões por safra e evitou a emissão de mais de 230 milhões de toneladas de CO₂ por ano. Além disso, reduziu significativamente a dependência brasileira de fertilizantes químicos importados — que ainda representam 85% do consumo agrícola nacional.

A conquista marca um avanço histórico para a ciência brasileira e reforça a importância da inovação sustentável no enfrentamento dos desafios globais de segurança alimentar e mudanças climáticas.