Alagoas lança política permanente contra violência doméstica com adesão de todos os municípios

Por Da Redação*-
3 Min

Alagoas lança política permanente contra violência doméstica com adesão de todos os municípios
Alagoas Lilás se torna um compromisso permanente com as mulheres alagoanas. | Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

Em uma ação inédita no Brasil, o Governo de Alagoas lançou nesta quinta-feira (31) a política pública permanente Alagoas Lilás, voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. A solenidade ocorreu no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

O programa conta com a adesão dos 102 municípios, apoio técnico do Instituto Natura e integração com diversos órgãos e entidades.

“O Alagoas Lilás significa dizer que o compromisso com as mulheres alagoanas não acaba em agosto”, destacou o vice-governador Ronaldo Lessa. “Dessa forma, o Estado dá exemplo para o Brasil ao coordenar uma rede de proteção integrada, envolvendo sociedade civil, empresas, igrejas e órgãos públicos.”

A secretária executiva da Mulher, Dilma Pinheiro, afirmou que a política será contínua: “Agora, o Estado deixa de ser lilás só em agosto. Vai ser lilás todos os dias.” Ela ressaltou que a proposta é integrar e qualificar a rede de atendimento para reduzir feminicídios e ampliar o acolhimento.

Todos os órgãos estaduais contarão com Comitês Lilás, e os municípios foram convidados a criar superintendências da mulher. “Vamos qualificar essa rede e reduzir o número de feminicídios”, afirmou.

Durante a solenidade, o governador assinou o decreto que institui a política e o termo de cooperação com o Instituto Natura. Para o diretor-presidente da instituição, David Saad, a iniciativa é pioneira: “Que nenhuma mulher de Alagoas fique sem resposta no momento em que mais precisa. Podem contar com o Instituto Natura como parceiro técnico e operacional.”

A coordenadora Beatriz Accioly classificou o projeto como histórico. “Trazemos toda nossa expertise acumulada ao longo de mais de duas décadas, ajudando na modelagem, investimento em tecnologias, inovações e formações continuadas.”

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, reforçou o apoio dos prefeitos: “A AMA será parceira para que o Alagoas Lilás chegue a cada município e salve vidas. Precisamos estar unidos por todas, todos os dias.”

A secretária Kátia Born sugeriu aos gestores municipais que criem superintendências da mulher onde não existam os Creas. “Essa superintendência vai fazer com que as mulheres sejam acolhidas”, disse.

A política se estrutura em seis eixos estratégicos, incluindo: formação continuada, criação de um Observatório da Mulher, indicador integrado de monitoramento, interoperabilidade dos serviços, orçamento próprio da Semu, adesão dos municípios e campanhas contínuas de conscientização.


FONTE: Com Agência Alagoas*
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.