Governo lança obra do VLT em Arapiraca com investimento de R$ 200 milhões
Projeto de mobilidade urbana vai beneficiar sete bairros e liga a estação João Paulo II ao campus da Ufal
Governador participou do lançamento da obra com diversas autoridades políticas do estado. | Pei Fon
O município de Arapiraca, no Agreste alagoano, deu início a um dos maiores investimentos em mobilidade urbana de sua história. Nesta segunda-feira (7), o governador Paulo Dantas, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o prefeito Luciano Barbosa lançaram oficialmente as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que contará com mais de R$ 200 milhões em investimentos e uma linha de 13 quilômetros de extensão.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério dos Transportes, a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Arapiraca. O VLT ligará a estação João Paulo II ao campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no bairro Bom Sucesso, e beneficiará diretamente sete bairros, incluindo Primavera, Eldorado, Brasiliana, Planalto e Massaranduba.
Durante a solenidade de lançamento, realizada no Planetário e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, o governador Paulo Dantas destacou o impacto do projeto para a segunda maior cidade do estado.
"Estamos aqui em Arapiraca para anunciar medidas arrojadas, inovadoras, modernas, que promovem o desenvolvimento e criam as melhores condições para atrair investimentos privados. O VLT conta com um investimento de mais de R$ 200 milhões, que viabiliza a mobilidade urbana de Arapiraca", afirmou.
Ele também agradeceu ao apoio do Governo Federal:
"Temos que agradecer a autorização do presidente Lula, por meio do Ministério dos Transportes, do ministro Renan Filho. Esse projeto só é possível graças ao apoio do prefeito Luciano Barbosa, do senador Renan Calheiros, e da bancada federal e estadual."
O ministro Renan Filho também ressaltou a importância da obra:
"O VLT de Arapiraca é o maior investimento de mobilidade urbana que Alagoas está recebendo neste momento. Com ele, Arapiraca se torna uma das principais cidades do Nordeste. No Brasil, poucas cidades nordestinas têm transporte sob trilhos como esse", afirmou, lembrando que o projeto já era um antigo sonho do prefeito Luciano Barbosa.
O sistema contará com três conjuntos de trens, cada um com capacidade para até 400 passageiros por viagem. Do total de 13 km de extensão, nove utilizarão a ferrovia já existente — que será revitalizada — e os outros quatro quilômetros serão implantados a partir do zero. Durante o evento, foi entregue o primeiro lote de dormentes ferroviários que serão usados na nova linha. De acordo com Renan Filho, as obras começarão de forma imediata.
Para o prefeito Luciano Barbosa, o VLT será o eixo principal do novo sistema de transporte coletivo do município.
"Todos os corredores de transporte da cidade deverão sair ou se conectar com o VLT, que vai nos permitir planejar melhor a cidade, sendo o vetor do desenvolvimento", declarou.
O governador também aproveitou a ocasião para reforçar compromissos com outras obras de infraestrutura no estado. Ele citou a continuidade das duplicações de rodovias a partir de Arapiraca com destino a Delmiro Gouveia, São Sebastião e Palmeira dos Índios, além da construção dos aeroportos de Maragogi e Penedo, e da ampliação do aeródromo de Arapiraca.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o senador Renan Calheiros, deputados federais e estaduais, além de prefeitos de municípios alagoanos.