Passeio ciclístico do IMA mobiliza três mil participantes em prol da preservação ambiental

Por Da Redação*-
3 Min

Três mil ciclistas movimentaram as ruas de Maceió neste domingo. | Fotos: Benvau Fon e Ascom IMA

Com o lema “Mais bici e menos gás carbônico”, o tradicional Passeio Ciclístico promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) movimentou as ruas de Maceió neste domingo (29), unindo esporte, lazer e educação ambiental. Mais de três mil ciclistas participaram do trajeto de aproximadamente 13 quilômetros, saindo do Pontal da Barra até o Posto 7, na orla da Jatiúca.

O evento reforçou a importância de alternativas sustentáveis de mobilidade urbana, além de incentivar hábitos saudáveis e a preservação do meio ambiente. A iniciativa já se consolidou como uma das principais ações do IMA voltadas à sensibilização da sociedade para temas ambientais.

1000034848.jpg

 

A concentração começou às 6h30, com a entrega dos kits para os inscritos. Cada participante recebeu um boné, uma squeeze, camisa e uma sacochila. Para se inscrever, era solicitado 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições sociais do estado.

 

1000034847.jpg

 

O passeio também marcou o encerramento da programação do Mês do Meio Ambiente, promovido ao longo de junho pelo IMA. Além disso, no percurso, os participantes reforçaram a importância de hábitos sustentáveis e do uso consciente dos recursos naturais.

 

Para o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, a iniciativa vai além da pedalada. Pois é uma forma de sensibilizar a população e mostrar que boas práticas ambientais são possíveis e podem começar com pequenas iniciativas no cotidiano.

 

“Queremos incentivar não só o uso da bicicleta como meio de transporte, mas também provocar reflexões sobre o impacto das nossas escolhas diárias no meio ambiente. A adesão ao passeio mostra que os alagoanos estão cada vez mais engajados”, comentou.

 

1000034850.jpg  

No evento também foram sorteadas 22 bicicletas e diversos acessórios de ciclismo. O casal Izabella Cristina, técnica de enfermagem, e Misael do Nascimento, agente de portaria, esteve pela primeira vez no passeio.

 

1000034851.jpg

 

Casados há 16 anos, eles destacaram a relevância do evento para além da prática esportiva. “É muito importante fazer parte dessa ação, sobretudo porque pedalar é relevante não apenas para a saúde, mas também para o meio ambiente”, afirmou Izabella.

  1000034846.jpg

 

O Passeio Ciclístico contou com o patrocínio de empresas e instituições como Cooperativa Pindorama, Usina Coruripe, Popular Alimentos, Grupo Coringa, Usina Santo Antônio, Usina Caeté, Pointer, Usina Utinga Leão, Atlântica Motos, Copra, Qualitec, Zoológico Sol e Mar, Caetex, Mais Ambiental e Plan Vida Renasce. 

 

Também teve apoio logístico de diferentes órgãos e entidades, a exemplo da Associação Alagoana de Ciclismo e a Federação Alagoana de Ciclismo, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran), o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) e a Ronda no Bairro.

FONTE: Com Ascom IMA*