O governador Paulo Dantas anunciou, na última segunda-feira (23), o repasse de R$ 20 milhões a 66 municípios alagoanos que cumpriram metas estabelecidas pelo programa Escola 10. O anúncio foi feito durante reunião com prefeitos e secretários municipais de Educação, realizada na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió. Os recursos serão transferidos no dia 29 de setembro como parte do Prêmio Escola 10, iniciativa voltada a reconhecer os avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o valor será distribuído com base no atingimento de três metas específicas:
Além disso, 14 municípios que alcançaram todas as metas receberão o valor integral de R$ 581.957,55.
Dos R$ 20 milhões previstos, 70% deverão ser aplicados na valorização dos profissionais da educação que atuam diretamente nas escolas públicas municipais. Os outros 30% serão destinados a ações como formação continuada, aquisição de materiais didáticos e melhorias na infraestrutura das unidades de ensino.
Durante o encontro, o governador Paulo Dantas ressaltou a importância da parceria entre o Estado e os municípios para elevar a qualidade da educação básica em Alagoas. Segundo ele, o esforço conjunto tem potencial para colocar o estado entre os primeiros colocados no Ideb nacional de 2025. No último levantamento, Alagoas ficou com a terceira melhor nota do Nordeste e a sétima do Brasil entre as redes estaduais.
“Estamos promovendo um esforço conjunto para garantir que nossas crianças estejam alfabetizadas na idade certa, com investimento em creches, parcerias com os municípios e uma gestão educacional compartilhada. Esse é o compromisso do Pacto pela Educação”, afirmou Dantas.
A secretária estadual de Educação, Roseane Vasconcelos, destacou que o Prêmio Escola 10 faz parte da estratégia do governo para alavancar os indicadores da educação básica. Segundo ela, as metas foram definidas em conjunto com os municípios e são viáveis com o apoio técnico e financeiro oferecido pelo Estado.
Durante a reunião na AMA, o governador também apresentou os investimentos recentes e os próximos passos do governo estadual para fortalecer as políticas educacionais, especialmente no apoio às redes municipais. Entre as ações do programa Escola 10 estão:
O Prêmio Escola 10 reforça o compromisso do governo de Alagoas com a melhoria contínua da educação pública e com a valorização dos profissionais que atuam diretamente no processo de ensino e aprendizagem.