O aroma de bolo de macaxeira saindo do forno, o colorido dos ovos frescos organizados nas barracas e o sorriso de quem cultiva a terra deram o tom da primeira etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada nesta sexta-feira (30) na Praça Luiz Pereira de Lima, em Arapiraca. O evento transformou o espaço público em uma verdadeira vitrine dos sabores, saberes e tradições do campo.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária, promovendo desenvolvimento econômico e social, além de valorizar os costumes e a cultura local. O circuito é uma realização das Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em parceria com a Unicafes Alagoas e apoio das prefeituras municipais.
Mais do que um espaço de vendas, a feira se consolidou como um ambiente de encontro, troca de experiências e fortalecimento comunitário. Participaram agricultores e agricultoras de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Batalha, Coité do Nóia, São Sebastião e Belo Monte, oferecendo produtos in natura, agroindustrializados, artesanato e delícias da culinária regional, todos frutos do trabalho coletivo e da terra.
A agricultora Teodorine dos Santos, que há 35 anos vive da agricultura em Arapiraca, destacou a importância do evento.
“É um evento muito importante para nós que passamos a vida plantando. Fiquei muito feliz em ver as pessoas vindo até a praça para ver a feira e comprar nossos produtos”, afirmou, com um sorriso no rosto.
O agricultor Tércio Vanderlei, da Cooperativa Agropecuária de Limoeiro de Anadia (Cooperlimo), também celebrou o resultado da feira.
“Plantamos e vendemos hortaliças e hoje o nosso carro-chefe são os nossos ovos. Inclusive, vamos fornecê-los para a rede estadual de ensino. Um produto de qualidade à disposição dos estudantes”, destacou.
Ao fortalecer o trabalho de cooperativas e associações, o Circuito Regional de Feiras se firma como uma ferramenta essencial de geração de renda e desenvolvimento sustentável no estado.
“São produtos de qualidade produzidos pelos agricultores e que vão diretamente para a mão e para a mesa das famílias alagoanas. Também funciona como uma vitrine do potencial de produção e comercialização com redes hoteleiras, bares e restaurantes. O Governo Paulo Dantas prioriza a agricultura familiar. Não queremos que os produtores apenas tenham acesso à assistência técnica rural e programas de inclusão produtiva, como o Planta Alagoas, mas principalmente tenham a oportunidade de gerar renda para continuar crescendo”, ressaltou a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.
A agricultora Sebastiana Leandro, mais conhecida como Bastinha dos Orgânicos, também ficou satisfeita com o resultado.
“Estamos muito contentes, porque as pessoas estão comprando e gostando do que produzimos. Querem até que a feira aconteça toda semana”, comemorou.
O sucesso da primeira etapa já gera expectativa para as próximas. Em 2025, o circuito seguirá percorrendo oito regiões estratégicas de Alagoas: Alto Sertão, Baixo São Francisco, Litoral Norte, Litoral Sul, Médio Sertão, Metropolitana, Sertão e Zona da Mata, fortalecendo ainda mais a conexão entre campo e cidade e valorizando o trabalho de quem produz com amor e dedicação.