Novo campus da Uneal é inaugurado em Arapiraca e governador anuncia maior concurso da história da instituição

Por Vital News*-
3 Min

Novo campus da Uneal é inaugurado em Arapiraca e governador anuncia maior concurso da história da instituição
Placa foi descerrada pelo governador Paulo Dantas, comunidade acadêmica e autoridades locais. | Foto: Edvan Ferreira - Agencia Alagoas

Investindo na educação e no desenvolvimento regional, o governador Paulo Dantas inaugurou, nesta sexta-feira (30), o novo Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) em Arapiraca. Durante a solenidade, também autorizou a realização de concurso público para professores da instituição.

“Arapiraca é o motor do desenvolvimento do Agreste e do Sertão. E quando Arapiraca cresce, não são apenas essas duas regiões que crescem, mas o estado como um todo”, destacou Paulo Dantas ao ressaltar a importância do investimento no ensino superior.

Com um investimento de R$ 12,5 milhões, o novo campus conta com oito blocos, 12 salas de aula, quadra poliesportiva coberta, auditório, laboratórios especializados, refeitório e área administrativa. A obra gerou cerca de 50 empregos diretos e indiretos e vai beneficiar aproximadamente 2.200 estudantes distribuídos em 10 cursos regulares.

O governo estadual reforça que o objetivo é oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, mais conforto aos estudantes e aprimorar a qualidade do ensino, além de impulsionar a pesquisa, a extensão e a produção científica.

Concurso público autorizado

Durante o evento, o governador assinou a autorização para o concurso público que irá disponibilizar 127 vagas para professores assistentes da Uneal. “Estamos honrando mais um compromisso de campanha. Em 2025, realizaremos o maior concurso da história da Uneal e hoje estamos entregando o campus de Arapiraca. Também faremos o mesmo em Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos”, afirmou.

O reitor da Uneal, Odilon Máximo, agradeceu pelos investimentos e ressaltou o impacto positivo das ações. “É uma estrutura maravilhosa que eleva ainda mais a qualidade do ensino. O concurso vai permitir ampliar o número de vagas, garantir que o aluno permaneça na universidade e conclua seus cursos no tempo certo”, disse.

Novas obras em andamento

O evento também marcou a entrega da documentação que oficializa a doação do terreno onde será construído o campus da Uneal em São Miguel dos Campos. O documento foi entregue ao governador pelo prefeito George Clemente.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, garantiu que as obras seguem avançando. “O campus de Palmeira dos Índios está com 65% da obra concluída e será entregue até outubro. E em São Miguel, iniciaremos a construção nos próximos dias”, afirmou.

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, que tem uma ligação direta com a instituição, também celebrou a conquista. “Para mim, tem um significado muito especial (a construção do campus)”, disse ao lembrar que foi professor da Uneal e que sua mãe foi a primeira reitora da universidade. Ele também elogiou o modelo de construção adotado. “O governador está de parabéns. Com esse modelo, a obra começa e termina rápido, diferente do modelo tradicional”, completou.


FONTE: Com Agência Alagoas*
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.