Elon Musk deixa governo Trump após divergências sobre aumento de gastos públicos

Por Vital News*-
2 Min

© Reprodução

O bilionário Elon Musk anunciou, nesta quarta-feira (28), sua saída do Departamento de Eficiência Governamental (Doge), órgão criado no início do ano pela gestão do ex-presidente Donald Trump, com a missão de promover cortes de gastos no setor público norte-americano.

Musk ocupava a função de “funcionário especial do governo” (SGE, na sigla em inglês), um cargo temporário que permite atuação por até 130 dias por ano. De acordo com fontes da Casa Branca, o desligamento passou a valer na noite desta quarta-feira.

Em publicação na sua rede social, o X, Musk agradeceu a Trump pela oportunidade e disse acreditar que a agência continuará crescendo. “Com o fim do meu mandato como Funcionário Especial do Governo, gostaria de agradecer ao presidente @realDonaldTrump pela oportunidade de reduzir gastos desnecessários”, escreveu. “Acredito que essa agência apenas se fortalecerá com o tempo”, completou.

Apesar do tom amistoso na despedida, a saída ocorre em meio a divergências com a administração Trump. Em entrevista à emissora CBS, Musk criticou um projeto de lei considerado central para a agenda do ex-presidente, que prevê isenções fiscais trilionárias e aumento expressivo nos gastos com defesa. Para ele, a medida contraria o objetivo de reduzir o déficit federal e prejudica diretamente os trabalhos conduzidos pelo Doge.

A decisão também acontece em um momento de pressão no mercado. A Tesla, uma das empresas de Musk, vem enfrentando queda nas ações e alertou investidores sobre a possibilidade de impactos financeiros, especialmente diante de “mudanças no sentimento político”, que poderiam afetar a demanda pelos veículos elétricos.

Em abril, Musk já havia sinalizado aos investidores que pretendia reduzir sua atuação no governo e “dedicar muito mais tempo à Tesla”, diante das incertezas econômicas e políticas que afetam diretamente seus negócios.