Cardiologista alerta para os riscos do consumo excessivo de bebidas energéticas

Combinação com álcool pode provocar arritmia e outros problemas cardíacos, segundo especialista do Hospital do Coração Alagoano

Por Da Redação*-
2 Min

Cardiologista alerta para os riscos do consumo excessivo de bebidas energéticas
O consumo excessivo de bebidas energéticas, aliadas ao álcool, pode ocasionar arritmia e pico hipertensivo. | Neide Brandão e Nataly Lopes / Ascom Hospital do Coração Alagoano

O consumo excessivo de bebidas energéticas, especialmente quando associado ao álcool, pode trazer sérios riscos à saúde do coração. O alerta é do cardiologista Pedro Albuquerque, que atua no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

De acordo com o especialista, o uso desenfreado desses produtos pode provocar desde arritmias até picos de pressão arterial, colocando em risco a vida dos consumidores. “Apesar da falsa sensação de bem-estar e euforia proporcionada pela cafeína, taurina e arginina, os energéticos, quando consumidos em excesso — principalmente combinados com álcool — estimulam intensamente o sistema cardiovascular, podendo levar a arritmias e crises hipertensivas”, explica Pedro Albuquerque.

O alerta se apoia em dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), que mostram um aumento expressivo na produção dessas bebidas no Brasil — de 63 milhões de litros em 2010 para 151 milhões em 2020.

Caso recente expõe os riscos

O ator carioca Rafael Zulu, de 42 anos, viveu na prática os perigos do consumo excessivo. Durante participação no programa “Sem Censura”, da TV Brasil, ele relatou ter ingerido cerca de 2,5 litros de energético misturado com álcool em um único dia, o que resultou em uma crise de taquicardia.

“Comecei a ter taquicardia, meu coração estava batendo fora do compasso. A médica me diagnosticou com fibrilação atrial e disse que eu precisaria ser internado imediatamente”, contou Zulu.

O cardiologista Pedro Albuquerque reforça que situações como essa não são raras. “É essencial ter cautela. Pessoas com doenças cardiovasculares devem, inclusive, consultar um médico antes de consumir bebidas energéticas. E, para qualquer pessoa, a combinação com álcool deve ser evitada”, orienta.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.