Projeto Celebra Vida leva emoção e acolhimento a pacientes do Hospital Helvio Auto

Iniciativa promove homenagens de aniversário nos leitos, reforçando a humanização no atendimento hospitalar

Por Vital News*-
3 Min

Pacientes recebem com alegria e emoção iniciativa dos profissionais do Hospital Helvio Auto. - Fotos:Ascom HEHA

A Assessoria de Humanização do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) realiza, semanalmente, o projeto Celebra Vida, uma ação que comemora os aniversários dos pacientes internados. Além de valorizar cada usuário, a iniciativa se torna um recurso terapêutico essencial na recuperação dos internos, proporcionando momentos de alegria e acolhimento.

Para organizar as celebrações, a equipe do hospital pesquisa as datas de nascimento dos pacientes internados. Aqueles que estão fisicamente aptos a receber visitas são incluídos na lista dos homenageados.

No dia da comemoração, uma equipe multiprofissional, paramentada com acessórios festivos e instrumentos musicais, percorre os leitos para entregar cartões personalizados e pequenos presentes, além de cantar os parabéns. A participação ativa dos profissionais de enfermagem fortalece ainda mais o vínculo entre cuidadores e pacientes, tornando o momento ainda mais especial.

03_04_25_Celebra_Vida_Helvio_Auto_2_Prancheta%201.jpg

Aqueles que podem se alimentar recebem um bolo preparado pelo Núcleo de Nutrição e Dietética do hospital. Já para os que possuem restrições alimentares, um bolo simbólico é levado para representar a celebração. Os presentes entregues aos aniversariantes são doados pelos próprios servidores do HEHA, reforçando o espírito de solidariedade e cuidado.

"A celebração da vida, especialmente no contexto hospitalar, assume um significado profundo para os pacientes que enfrentam desafios de saúde. O projeto Celebra Vida se alinha aos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), promovendo o acolhimento, a valorização da subjetividade e a corresponsabilidade no cuidado", destaca a assessora de Humanização do HEHA, Jocely Aredes.

Reações que emocionam

A ação tem gerado momentos marcantes tanto para os pacientes quanto para os profissionais envolvidos. Durante as homenagens, outros internos e acompanhantes costumam se juntar à celebração, criando um ambiente de leveza e descontração.

O paciente Bruno Cardoso demonstrou surpresa e felicidade ao receber a equipe do Celebra Vida e celebrou o próprio aniversário com entusiasmo:

"Eu não esperava essa surpresa, muito obrigado. Pra mim, é uma grande alegria receber vocês", disse, batendo palmas para si mesmo.

03_04_25_Celebra_Vida_Helvio_Auto_3_Prancheta%201.jpg

José Severino da Silva Filho, inicialmente tímido, expressou sua gratidão com inúmeros sorrisos. Em outro momento emocionante, um paciente da Unidade de Doenças Respiratórias, impossibilitado de falar devido à enfermidade, manifestou sua emoção através das lágrimas, sensibilizando a todos.

A alegria também chegou aos pequenos pacientes do hospital. Alice Lima, mãe da menina Hanna Sofia, que estava internada no HEHA, ficou comovida com a iniciativa:

"Com minha filha internada, não podemos fazer uma festinha para ela e vocês alegraram esse dia", comentou, enquanto a criança observava encantada a boneca que recebeu de presente da equipe.

Para a assessora de Humanização, Jocely Aredes, cada celebração reforça o compromisso do hospital com o cuidado integral e a valorização da vida:

03_04_25_Celebra_Vida_Helvio_Auto_3_Prancheta%204_Prancheta%201.jpg

"Nesta semana, comemoramos o aniversário de cinco pacientes, quatro adultos e uma criança. O Celebra Vida não é apenas uma comemoração de aniversário, mas um gesto que reafirma o valor da vida, proporcionando momentos de alegria e esperança em meio ao tratamento. A humanização do cuidado passa por ações como esta, que resgatam o sentido de pertencimento e fortalecem o vínculo afetivo no ambiente hospitalar", concluiu.

FONTE: Com Ascom HEHA*