Projeto Celebra Vida leva emoção e acolhimento a pacientes do Hospital Helvio Auto

Iniciativa promove homenagens de aniversário nos leitos, reforçando a humanização no atendimento hospitalar

Por Vital News*-
3 Min

Projeto Celebra Vida leva emoção e acolhimento a pacientes do Hospital Helvio Auto
Pacientes recebem com alegria e emoção iniciativa dos profissionais do Hospital Helvio Auto. - Fotos:Ascom HEHA

A Assessoria de Humanização do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) realiza, semanalmente, o projeto Celebra Vida, uma ação que comemora os aniversários dos pacientes internados. Além de valorizar cada usuário, a iniciativa se torna um recurso terapêutico essencial na recuperação dos internos, proporcionando momentos de alegria e acolhimento.

Para organizar as celebrações, a equipe do hospital pesquisa as datas de nascimento dos pacientes internados. Aqueles que estão fisicamente aptos a receber visitas são incluídos na lista dos homenageados.

No dia da comemoração, uma equipe multiprofissional, paramentada com acessórios festivos e instrumentos musicais, percorre os leitos para entregar cartões personalizados e pequenos presentes, além de cantar os parabéns. A participação ativa dos profissionais de enfermagem fortalece ainda mais o vínculo entre cuidadores e pacientes, tornando o momento ainda mais especial.

Aqueles que podem se alimentar recebem um bolo preparado pelo Núcleo de Nutrição e Dietética do hospital. Já para os que possuem restrições alimentares, um bolo simbólico é levado para representar a celebração. Os presentes entregues aos aniversariantes são doados pelos próprios servidores do HEHA, reforçando o espírito de solidariedade e cuidado.

"A celebração da vida, especialmente no contexto hospitalar, assume um significado profundo para os pacientes que enfrentam desafios de saúde. O projeto Celebra Vida se alinha aos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), promovendo o acolhimento, a valorização da subjetividade e a corresponsabilidade no cuidado", destaca a assessora de Humanização do HEHA, Jocely Aredes.

Reações que emocionam

A ação tem gerado momentos marcantes tanto para os pacientes quanto para os profissionais envolvidos. Durante as homenagens, outros internos e acompanhantes costumam se juntar à celebração, criando um ambiente de leveza e descontração.

O paciente Bruno Cardoso demonstrou surpresa e felicidade ao receber a equipe do Celebra Vida e celebrou o próprio aniversário com entusiasmo:

"Eu não esperava essa surpresa, muito obrigado. Pra mim, é uma grande alegria receber vocês", disse, batendo palmas para si mesmo.

José Severino da Silva Filho, inicialmente tímido, expressou sua gratidão com inúmeros sorrisos. Em outro momento emocionante, um paciente da Unidade de Doenças Respiratórias, impossibilitado de falar devido à enfermidade, manifestou sua emoção através das lágrimas, sensibilizando a todos.

A alegria também chegou aos pequenos pacientes do hospital. Alice Lima, mãe da menina Hanna Sofia, que estava internada no HEHA, ficou comovida com a iniciativa:

"Com minha filha internada, não podemos fazer uma festinha para ela e vocês alegraram esse dia", comentou, enquanto a criança observava encantada a boneca que recebeu de presente da equipe.

Para a assessora de Humanização, Jocely Aredes, cada celebração reforça o compromisso do hospital com o cuidado integral e a valorização da vida:

"Nesta semana, comemoramos o aniversário de cinco pacientes, quatro adultos e uma criança. O Celebra Vida não é apenas uma comemoração de aniversário, mas um gesto que reafirma o valor da vida, proporcionando momentos de alegria e esperança em meio ao tratamento. A humanização do cuidado passa por ações como esta, que resgatam o sentido de pertencimento e fortalecem o vínculo afetivo no ambiente hospitalar", concluiu.


FONTE: Com Ascom HEHA*
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.