O acolhimento tem papel fundamental na prevenção ao suicídio. Durante o mês de setembro, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, promoveu uma série de ações de conscientização voltadas para pacientes, acompanhantes e servidores, dentro da campanha do Setembro Amarelo.
Sob o lema "Se precisar, peça ajuda!", equipes dos setores de Psicologia, Serviço Social e da Área Lilás do HEA visitaram as enfermarias, oferecendo suporte e informações sobre saúde mental. Além disso, a equipe do maior hospital do interior de Alagoas organizou atividades interativas no painel instalado no corredor principal da instituição.
"Neste Setembro Amarelo, promovemos diversos momentos de acolhimento e diálogo com usuários e seus familiares, destacando a importância de enfrentar o tabu em torno do suicídio. O silêncio em relação a esse tema impede que o sofrimento seja expresso e que as intervenções necessárias sejam realizadas, seja no âmbito individual ou social", explicou Glauco Rocha, psicólogo do HEA.
A preocupação com a saúde mental foi o foco das atividades, ressaltando a necessidade de oferecer atenção adequada ao sofrimento psíquico. "O acolhimento é uma ferramenta essencial para a elaboração de novas perspectivas de vida, especialmente quando o sofrimento leva a desfechos severos, como o suicídio. É preciso criar um espaço seguro para que as pessoas encontrem novos sentidos e direções para suas vidas", destacou o psicólogo.
Durante o mês, as atividades reforçaram a importância de abrir canais de diálogo e acolhimento para aqueles que enfrentam dificuldades emocionais, promovendo o cuidado integral com a saúde mental e a prevenção ao suicídio.