14/05/2024 às 09h47min - Atualizada em 14/05/2024 às 09h47min

Noite longa - um conto

Lançamento em Maceió

Por Assessoria
Fotos: Divulgação
Um conto que é uma longa caminhada contada em uma noite insone, em que o personagem, Gregório, recupera fatos históricos da humanidade, trazendo dúvidas e indagações pela voz do personagem que busca respostas, questionamentos comuns na atualidade.

O conto Noite longa foi escrito por Pedro César Batista durante a pandemia da covid-19, período que o jornalista diariamente fazia artigos, “escritos com fel”, afirma. O conto traz situações que remontam a permanente busca pela plena dignidade e emancipação humana.

O texto possui dois prefácios. Do jornalista Hélio Doyle que afirma: “Diz-se que os verdadeiros comunistas combinam o realismo da análise concreta da situação concreta com o otimismo diante da construção de uma nova sociedade. Gregório – ou Pedro – manifesta esse otimismo, apesar de todos os percalços enfrentados por ele e da difícil realidade em que vivemos hoje, com a ascensão do fascismo e do nazismo, o avanço da desigualdade social e as guerras provocadas pelos países imperialistas e colonialistas.”


A geografa Gabriela Gomes, poeta e militante, destaca que “a noite de Gregório é a noite de todos nós que resistimos perante a dor, a solidão, o preço da clareza dos males que assolam nossa humanidade, a inquietude das injustiças, da violência que usurpa nossos direitos, do sangue do entardecer. Sinto que ainda estou ao lado de Gregório, em sua sacada, que já não cabe tantos pensamentos. Compartilhando com ele a dúvida de um café a mais, de um cigarro não fumado, e sentindo sua inquietação de pensamento em pensamento”.

Pedro César Batista é antigo nas letras. Começou produzindo em mimeógrafos, onde editou jornais e panfletos e diversos livretos de poemas, todos engajados. Seguiu e editou biografias, reportagens, contos e o romance Marcha interrompida (Thesaurus), que reconstrói o massacre de trabalhadores rurais em Eldorado dos Carajás. Possui cerca de vinte títulos editados, mais tantos outros em elaboração. É um dedicado militante das lutas do povo, usa as letras, seu amor, seu sonho, todos seus recursos, sem medo de se entregar totalmente a conquista de uma nova sociedade justa e livre.


Noite longa foi publicado pela editora brasiliense ArtLetras.

Lançamento em Maceió 

Quarta-feira 
15 de maio – 19h

Local - Sala de Música 
Complexo Cultural Teatro Deodoro

Contatos

61 98373 1917

e-mail: [email protected]

@pedrocesar1917


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vitalnews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp